Presidente da Junta de Pataias vai acumular trabalho na freguesia e no parlamento
Valter Ribeiro assume cargo de deputado na Assembleia da República
Estreante nas lides parlamentares, o presidente da Junta de Pataias chega à Assembleia da República na sequência da entrada de Feliciano Barreiras Duarte e Teresa Morais no Governo.
À semelhança de Laura Esperança, presidente da Junta de Freguesia de Leiria, Valter Ribeiro é deputado, um feito que não era alcançado por um eleito do concelho de Alcobaça desde a década de 1990, quando Arnaldo Homem Rebelo (PS) e José Gonçalves Sapinho foram eleitos no primeiro mandato de António Guterres, em 1995.
O autarca de Pataias confessa-se “muito satisfeito” pelo novo cargo e garante que, como deputado, irá “pensar particularmente no distrito de Leiria”. Para já, Valter Ribeiro irá manter-se como presidente de Junta, admitindo que, dentro de alguns meses, poderá ter de “repensar a situação”.
Quando questionado se sente preparado para o novo desafio, o autarca responde: “Penso que sim. Não será nenhum bicho de sete cabeças”. O parlamentar lembra que tinha apenas 27 anos quando assumiu a Junta de Pataias e que “ninguém terá ficado arrependido”, porque acabaria por ganhar mais dois mandatos.
“Vou com uma enorme disponibilidade para aprender e evoluir. A minha experiência profissional, como gestor de empresas, e política, como autarca, irão ajudar-me”, acrescenta o presidente de Junta, que agora assume o cargo de deputado no hemiciclo.
Existe, ainda, a possibilidade de o nazareno Joaquim Pequicho, que surge na lista do PSD precisamente a seguir a Valter Ribeiro, poder vir a ocupar o cargo de deputado da nação. E a razão é simples: o presidente da Cercina está à bica para entrar para o Parlamento e foram eleitos autarcas como deputados pelo círculo de Leiria que podem vir a recandidatar-se nas autárquicas de 2013. Se isso vier a suceder, esses deputados terão de renunciar ao mandato na Assembleia da República, ainda que temporariamente, o que abriria as portas ao antigo director-regional do IPJ e actual líder da bancada do PSD na Assembleia Municipal da Nazaré.
A socialista Isabel Vigia foi a última nazarena a ocupar um lugar no hemiciclo. A antiga vice-presidente da Câmara foi deputada em três legislaturas diferentes, tendo abandonado o Parlamento em 2009, no final da legislatura em que o PS de José Sócrates teve maioria absoluta.
Comentário
Valter Ribeiro é o segundo pataiense a chegar ao Parlamento Nacional. Na realidade, o primeiro, José Cupertino Ribeiro Júnior, a relação com Pataias, aparentemente, limitou-se ao local de nascimento. Fez a sua vida em Alcobaça e como industrial em Lisboa.
O Valter foi nascido e criado em Pataias e é aqui que exerce a sua actividade profissional e política. Pode-se dizer que Pataias está mais representada no Parlamento Nacional com o Valter do que esteve com o Cupertino.
Um abraço de felicitações ao Valter pela sua conquista pessoal.
Só uma dúvida.
O presidente da Junta de Pataias, nóvel deputado da Nação, vai acumular funções.
Vai acumular também os ordenados, de Presidente da Junta e de deputado?
Agora, que acabou de ser anunciado um corte de 50% no subsídio de Natal, era uma excelente ocasião para que os políticos que acumulam lugares anunciarem que apenas recebem um salário, que não haverá acumulação de rendimentos políticos e/ou provenientes do Estado.
Era um excelente sinal, principalmente dos deputados apoiantes do Governo, de que os sacrifícios não serão só da população.
Todos temos de trabalhar mais e receber menos.
Todos temos de trabalhar mais e receber menos.
Uma coisa é certa desde que o Valter chegou à junta Pataias tem sofrido transformações qualitativas e está bastante melhor (embora muito mais há para fazer), não te esqueças...a chegada ao parlamento é mérito dele. Bom trabalho e não te esqueças de Pataias.
ResponderEliminarÀrrã da Lagoa