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sexta-feira, 15 de julho de 2011

A desclassificação da EN242 (5/6)

A desclassificação das estradas nacionais e a requalificação do espaço urbano. O caso da EN242 em Pataias, Alcobaça (6/6)

Cenário 2 – A construção de uma variante

A outra alternativa para a desclassificação da EN242 (prevista no PDM) seria a construção de uma variante exterior a Pataias, que desviaria o trânsito de atravessamento. Este é um cenário usado noutras situações em processos semelhantes de desclassificação de estradas nacionais que atravessam núcleos urbanos (Fig. 7)
Este cenário se, por um lado, retira o tráfego de atravessamento do interior das povoações deixando apenas o trânsito local, por outros, ao fazê-lo, retira movimento que pode ter reflexos em termos comerciais. Situações semelhantes têm acontecido, como por exemplo em Alcobaça, onde alegadamente na sequência do condicionamento do trânsito frente ao Mosteiro (antiga EN8) e da abertura de uma circular exterior, o comércio local viu diminuir a sua actividade.


Fig. 7 – Hipótese de variantes na EN242 em Pataias.

Apesar deste constrangimento, cujas consequências seria preciso avaliar de forma precisa, não deixa de ser importante a referência aos valores de tráfego médio diário, superiores a 11000 veículos/dia. Sabendo-se da crescente mobilidade e taxa de motorização da população e da falta de alternativa ao automóvel (até pela ineficácia e ineficiência do transporte ferroviário (in)disponível na linha do Oeste), é expectável que estes valores se tornem mais elevados. E estes 11000 veículos/dia são efectivamente  os valores do tráfego de atravessamento, aos quais será necessário somar o tráfego que tem como origem as populações das localidades que não usam a EN242 e que tem como origem/ destino Pataias.
Depreende-se assim que a construção da variante ajudaria não só a descongestionar a vila de Pataias como permitiria uma velocidade média maior no trajecto Leiria-Nazaré-Caldas da Rainha ao evitar o atravessamento do núcleo urbano.

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