Mais um artigo do magnífico Tiago Inácio
A Velha escola primária da Burinhosa – Que Futuro?
Recuemos um pouco, até 1932. Salazar acaba de tomar posse como presidente do Conselho de Ministros e, numa das medidas tomadas não só no início como durante toda a sua carreira política, são implementadas escolas do Ensino Básico, para combater o analfabetismo que rondava os 70% por todo o País e que afectava maioritariamente as zonas rurais que, em alguns casos, a percentagem atingia os 100 %.
Burinhosa, como tantas outras aldeias, não foi excepção. O planeamento da Escola começou em 1930 e no final do mesmo ano ocorriam rumores que a escola não seria construída. A 4 de Janeiro de 1931, o inspector-chefe da Região Escolar de Leiria informa ao jornal ‘O Alcobacense’ ‘que não será extinta a escola da Burinhosa e que ela funcionará logo que se verifique a existência da casa, mobília e material didáctico necessários’. Em 1932, iniciou-se a construção da primeira Escola Primária, num terreno cedido por particulares. Esta infra-estrutura foi inaugurada a 14 de Novembro desse ano, sendo constituída por uma única sala de aula, uma casa de banho para alunos e outra para a professora. A inauguração deu-se por volta das 16 horas daquele dia, onde marcaram presença o inspector chefe da Região Escolar, o presidente da Junta de Pataias, o presidente da Câmara de Alcobaça e ainda a Banda de Pataias. Em anexo, foi ainda construída uma pequena casa que era cedida à professora responsável pela Escola (casa destruída por volta do ano de 1980).
Durante os seguintes 41 anos funcionou sempre como escola primária, onde as turmas eram adaptadas de acordo com os alunos existentes em cada classe. Por exemplo a 1ª e a 2ª classes poderiam ter aula de manhã e a 3ª e 4ª classes à tarde, havendo em alguns anos lectivos, aulas aos sábados. Nos anos 60 já se dá conta da grande degradação da escola, em que segundo alguns populares, ‘caíam bocados do tecto’.
Devido à degradação da escola e ao crescente número de alunos, é então inaugurada a nova escola primária em 1973, já a contar com 2 salas de aulas e uma área de recreio de maior dimensão (tendo sofrido remodelações para melhoria de instalações no ano de 2005).
A velha escola fica assim ao abandono algum tempo, sendo cedida por volta de 1975, para a comissão de moradores então criada. Contundo e segundo se consta, não foi realizada nenhuma reunião de moradores naquele espaço, sendo sempre efectuadas as ditas reuniões no clube da Burinhosa, embora o espaço da antiga escola estivesse disponível para tais reuniões.
Em 1985, a velha escola é remodelada, para dar lugar ao Jardim de Infância, sendo inaugurado no final de Dezembro desse ano, começando a funcionar oficialmente no início de 1986. De salientar ainda a senhora Lucília, auxiliar de educação do Jardim de Infância, que tem contribuído para a educação das crianças, desde 1987.
Devido à falta de condições, em 2002, é iniciada a construção de novas instalações com cantina escolar, sendo inauguradas a 13 de Fevereiro de 2003, onde se mantêm até hoje. O orçamento do novo edifício rondou de 25 mil euros. No ‘Jornal de Pataias’ de Fevereiro de 2003 dá-se conta da criação de um ATL para os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo nas antigas instalações, mas que todos desconhecem que tal tenha acontecido.
Actualmente, o antigo edifício de 1932 encontra-se totalmente ao abandono, pelo que se não for adaptado nos próximos anos sofrerá o mesmo destino que muitos outros edifícios: a demolição.
Fontes:
‘Jornal de Pataias’, Fevereiro de 2003,
‘Voz da Paróquia’, nº71 de Novembro de 1959
‘O Alcobacense’, de Janeiro de 1931
Populares da Burinhosa
‘Jornal de Pataias’, Fevereiro de 2003,
‘Voz da Paróquia’, nº71 de Novembro de 1959
‘O Alcobacense’, de Janeiro de 1931
Populares da Burinhosa
Sem comentários:
Enviar um comentário