Depois de uma espera de 10 (!) meses, reabriu finalmente a Unidade de Saúde Familiar em Pataias.
Obra, que depois de algumas “peripécias” em torno da EDP e da potência contratada para as instalações, estava pronta há 5, cinco, meses!
Finalmente, abriu, no passado dia 10, ao mesmo tempo que se procedeu ao encerramento do centro de saúde na Martingança.
Dizem os responsáveis, que não há funcionários para manter abertas as instalações de Pataias, na Martingança e em Alpedriz.
Dizem os responsáveis, que a abertura das instalações só foi possível porque o mobiliário é aquele que já existia anteriormente e que até foi trazido da Martingança.
Para ajudar à festa, não há funcionária de limpeza (há mais de uma ano). Ainda esta semana, a recém inaugurada USF de Pataias só abriu depois das 10h30 da manhã, porque teve de vir alguém de Alcobaça fazer a limpeza.
E eu pergunto-me:
Se a falta de uma funcionária de limpeza é conhecida há mais de um ano, por que motivo ainda não foi contratada?
Se o mobiliário é o mesmo que antes existia, por que motivo só agora foi reaberta a USF e não há 5 meses atrás, data de conclusão das obras?
Certamente que a ameaça de alguns utentes, que até foram às reuniões da Junta e à Assembleia de Freguesia, em “fazerem qualquer coisa caso a USF não seja aberta” terá sido mera coincidência com a abertura da USF duas semanas depois. Mas uma USF recém-inaugurada que se encontra aberta sem condições efectivas de bom funcionamento.
Quanto à Martingança, a forma como foi gerido o encerramento do Centro de Saúde, dá a impressão de uma fuga clandestina a meio da noite. Falta de comunicação entre as partes ou estratégia para se evitar ouvir cidadãos descontentes?
Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário