Paredes da Vitória
A percepção e alteração dos usos da praia (pelos seus habitantes e moradores)
INTRODUÇÃO
A percepção e alteração dos usos da praia (pelos seus habitantes e moradores)
INTRODUÇÃO
O ordenamento e gestão das zonas costeiras tem assumido nos últimos anos um protagonismo cada vez maior, consequência de um conjunto de factores traduzidos na maior pressão que o litoral tem estado sujeito.
Esta pressão tem-se traduzido em alterações profundas quer na paisagem, quer nos próprios modos de vida das, outrora pequenas, comunidades locais. Apesar das diferentes figuras de plano (PDM’s e POOC’s, por exemplo) apresentarem preocupações relativamente a estas temáticas, na prática, pouco ou nada tem sido feito.
O presente trabalho pretende fazer uma abordagem introdutória e simples a esta temática, ao tentar estabelecer quais as opções defendidas nos planos para a área de estudo, quais as alterações verificadas com as intervenções realizadas e a percepção das mesmas pelos residentes e visitantes.
Como caso de estudo foi escolhida a praia de Paredes da Vitória, freguesia de Pataias, concelho de Alcobaça. A praia está inserida na área do POOC Alcobaça-Mafra e foi alvo de uma profunda intervenção de requalificação, quer ao nível da própria praia, como na própria estrutura urbana, a partir de 2006.
São as alterações introduzidas pelas intervenções, e as próprias mudanças ocorridas com o passar dos anos que se pretendem analisar, tentando perceber se as mesmas correspondem às expectativas dos seus habitantes e frequentadores, ou se pelo contrário, apenas contribuíram para a degradação social, ambiental, paisagística e urbana do local.
Sem comentários:
Enviar um comentário