A reportagem na edição escrita 947 do Região de Cister de 13 de Outubro
Falta de pessoal e de material ditou encerramento de unidade de saúde
USF reabre em Pataias e fecha extensão na Martingança
Desde esta segunda-feira que está aberta e a funcionar a Unidade de Saúde Familiar (USF) de Pinhal do Rei, em Pataias, que sofreu obras de remodelação e ampliação, num processo que esteve previsto demorar cinco semanas e acabou por se prolongar por mais de oito meses.
Com a reabertura da USF, a coordenadora da unidade viu-se “forçada a encerrar” a extensão de saúde da Martingança, já que os recursos humanos e material afectos àquela USF não permitiam o funcionamento dos três pólos (Pataias, Martingança e Alpedriz) em simultâneo, explicou Dina Ruivaco, em declarações ao REGIÃO DE CISTER.
No entanto, em Dezembro a situação poderá ser revista, com o regresso ao activo de uma das funcionárias administrativas, que se encontra em licença de maternidade. A falta de material é, contudo, outro dos problemas para reabrir o pólo do Martingança. “Recuperaram as instalações mas deixaram o material antigo. Não recebemos nada novo”, refere a coordenadora, que aguarda novidades por parte da tutela.
A população da Martingança é que não está satisfeita com a situação. Para abrir em Pataias, a equipa da USF utilizou material que reuniu na Martingança. “Levaram tudo. Até as plantas!”, acusa, indignado, o presidente da Junta, Fernando Escudeiro, que garante que a população quis forrar o edifício com faixas negras, em sinal de protesto.
“Não tinham nada que fechar isto”, reclama Fernando Escudeiro, para quem “Pataias só deveria abrir quando tivesse condições para o fazer”. O autarca lembra que a freguesia da Martingança, na qual existem 1600 utentes, existem muitos idosos, que têm a sua vida complicada sem unidade de saúde.
A indignação do autarca extende-se ao que considera “uma total ausência de explicações: só sabemos o que está no comunicado colocado à porta da unidade”, revela Fernando Escudeiro, referindo-se ao texto que a coordenadora e médica Dina Ruivaco colocou lamentando o encerramento e indicando que as consultas passaram a estar disponíveis em Pataias.
A responsável tem outra versão. “Há muito tempo que temos vindo a alertar os utentes da Martingança para a necessidade de encerrar quando abrisse em Pataias”, garante a médica.
Na segunda-feira, primeiro dia da USF de Pataias remodelada, registou-se uma afluência fora do normal: mais de 300 pessoas deslocaram-se à unidade, grande parte das quais para consultas e muitas para cuidados de enfermagem.
Desde Janeiro de 2010
A USF de Pinhal do Rei, com sede em Pataias e que abrange as extensões da Martingança e de Alpedriz, entrou em funcionamento a 18 de Janeiro de 2010. Tem 15 funcionários, consulta aberta, personalizada e de palneamento familiar, saúde infantil, saúde materna, diabetes e hipertensão. Há consultas programadas e com hora marcada. Há consulta aberta, diariamente no médico de família e ao final do dia para os que adoeceram depois da hora do seu médico.
Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário