A percepção e alteração dos usos da praia (pelos seus habitantes e moradores)
Tratamento dos inquéritos (5/6)
A REQUALIFICAÇÃO URBANA E DA PRAIA
A requalificação da praia (e da povoação) é apontada por mais de um quarto (27,9%) dos utilizadores da praia como a mais importante mudança ocorrida na praia desde que a frequentam.
Quadro 12 – Principais mudanças ocorridas na praia
Essa intervenção é ainda vista, de uma forma geral, de maneira muito positiva, especialmente no que concerne aos apoios e limpeza da praia. Apenas a intervenção realizada referente ao estacionamento assume uma classificação claramente negativa.
Fig. 12 – Efeitos da intervenção de requalificação na praia de Paredes da Vitória
Assim, é com naturalidade que ¾ dos inquiridos apontem como prioridade de intervenção (Quadro 13 e Quadro 14) as questões relacionadas com a acessibilidade, trânsito e estacionamento. Aspectos relacionados com a animação, o ordenamento urbanístico e a qualidade da água do rio e do mar são outros aspectos considerados prioritários. Curiosamente, a animação, apesar de ser a segunda iniciativa mais apontada por mais de 60% dos inquiridos, quando ponderada, cai para quarto lugar.
Quadro 13 – Prioridades de intervenção em Paredes da Vitória
Nota: Para determinação da ponderação, multiplicaram-se os valores da prioridade um por 3, da prioridade dois por 2 e da prioridade três por 1.Quadro 14 – Principais mudanças sugeridas
A intervenção de requalificação urbana e da praia é assim encarada de forma muito positiva por moradores e visitantes, que apontam uma melhoria generalizada da praia de Paredes da Vitória em todos os domínios, excepto no estacionamento.
Sem comentários:
Enviar um comentário