Paredes da Vitória
A percepção e alteração dos usos da praia (pelos seus habitantes e moradores)
Tratamento dos inquéritos (4/6)
A PERCEPÇÃO DA PRAIA (2/2)
Nos aspectos considerados como “gosta menos”, o “ordenamento urbanístico” é indicado por 17% dos inquiridos. No entanto, a acessibilidade e o trânsito (18%) e o estacionamento (30,6%), são apontados como os aspectos menos positivos. No pólo oposto, são apontados como aquilo que os visitantes mais gostam a “beleza natural” (26,2%), a tranquilidade (18,1%) e a extensão do areal (17,4%).
Quadro 9 – O que mais desagrada a moradores e utilizadores
Quadro 10 – O que mais agrada a moradores e utilizadores
Em termos gerais, a beleza natural, a extensão do areal e a tranquilidade são quem recebe as apreciações mais positivas. No pólo oposto, o estacionamento, o ordenamento urbanístico e a qualidade da água do rio são os elementos que mais desagradam ao universo dos inquiridos.
Fig. 11 – Satisfação dos inquiridos face às diversas ofertas de Paredes da Vitória.
Quadro 11 – Nível de satisfação dos inquiridos face às diversas ofertas de Paredes da Vitória.
No entanto, pela quantidade de respostas a cada uma das questões, os diferentes aspectos relativos à praia são maioritariamente positivos, com excepção do Estacionamento. O Grupo A, face ao Grupo B, assume uma posição mais crítica face a aspectos relacionados com o estacionamento e o ordenamento urbanístico com um desvio à média de três décimas.
Assim, verifica-se que a beleza natural, a extensão da praia e a sua tranquilidade são os elementos mais marcantes e que mais agradam aos residentes e visitantes. Por outro lado, estes revelam-se especialmente críticos com aspectos como o estacionamento e o ordenamento urbanístico, apontando-os como sendo os elementos na praia de pior qualidade.
Em suma, os visitantes e utilizadores utilizam a praia de Paredes da Vitória como um elemento tradicional, onde encontram família e amigos e onde a componente paisagística, o espaço e a tranquilidade são especialmente apreciadas. No entanto, são apontados como problemas a resolver as questões dos acessos e especialmente do estacionamento, assim como a questão do ordenamento urbanístico.
Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário