Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O serviço religioso em Paredes da Vitória

A referência no site "Agência Ecclesia"
http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?&id=92049

Leiria: Paróquias do litoral têm mais missas durante o verão
Celebrações e festas de verão procuram atender necessidades espirituais dos turistas e mobilizar comunidades, apesar da falta de padres e leigos

Várias paróquias da Diocese de Leiria-Fátima estão a promover iniciativas para responder às necessidades espirituais dos turistas que frequentam as praias locais durante as férias.
O padre Sérgio Henriques, pároco de Vieira de Leiria, refere que além da eucaristia que celebra todos os sábados na igreja junto à praia, decidiu criar um novo horário, ao meio-dia de domingo.
“O templo tem capacidade para cerca de 150 pessoas e enche-se em todas as celebrações, mas é um número mínimo quando comparado com a enchente que marca estas paragens, sobretudo ao fim de semana”, conta, em declarações publicadas no site diocesano.
As festas religiosas que ocorrem no verão também são ocasião para reunir paroquianos locais e turistas, como vai acontecer a 15 de agosto, feriado nacional alusivo à solenidade de Nossa Senhora da Assunção.
O programa prevê a realização da tradicional procissão entre Paredes de Vitória, onde decorrem as celebrações, e a igreja paroquial de Pataias, junto da qual foi montado o arraial.
De 17 a 19 de agosto é a vez de Vieira de Leiria acolher as festas em honra de São Pedro e de Nossa Senhora dos Navegantes.
“A missa campal, a procissão pelo areal e a bênção dos barcos são ocasiões em que se junta uma multidão de pessoas e em que há verdadeira celebração da fé com quem está por aqui de férias”, declarou o pároco local.
Ainda em Vieira de Leiria foi equacionada a possibilidade de “criar cartazes a sensibilizar para a espiritualidade, mas a ideia não passou à prática”, afirma o padre Sérgio Henriques, responsável pela paróquia onde se situa uma das mais concorridas praias da diocese.
O sacerdote diz que não sente da parte dos outros fiéis a “preocupação em fazer algo para os que vêm de fora”.
“As pessoas que passam aqui o verão mereciam mais atenção da nossa parte, mas não temos capacidade de resposta”, afirma, por sua vez, o padre Joaquim Jesus João, responsável pastoral pela Praia de Pedrógão, 170 km a norte de Lisboa.
As oito igrejas de que é responsável absorvem o seu tempo e os leigos não manifestaram disponibilidade para assistir os turistas, explica o pároco de Coimbrão.
“Podia ser feito um trabalho mais cuidado durante o verão, caso encontrasse algum grupo com capacidade para o executar”, assinala o responsável, que na Quaresma e no final de maio, quando se encerra o mês dedicado à Virgem Maria, inclui a Praia de Pedrógão no roteiro das atividades apostólicas.
Na Praia de Paredes de Vitória, Paróquia de Pataias, o estabelecimento de uma presença católica foi travado pela falta de voluntários.
“Houve há algum tempo a tentativa de organizar, com um grupo de jovens, uma banca na praia com alguns livros de meditação e espiritualidade, que podiam ser emprestados a quem os desejasse ler no areal”, recorda o pároco, padre Virgílio Francisco.
A habitual missa dominical na Praia de Pedrógão é complementada com uma celebração ao sábado, enquanto que em Paredes de Vitória a igreja abre entre junho e setembro.
A eucaristia realiza-se em vez de uma das missas das cinco comunidades mais importantes da paróquia: em cada domingo há uma que fica sem celebraão e o pároco convida o grupo coral e os restantes fiéis a deslocarem-se a Paredes de Vitória.

Sem comentários:

Enviar um comentário