Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

domingo, 22 de setembro de 2013

4 perguntas a Adelino Granja (BE)

As questões e respostas estão na edição 47 do Pataias à Letra, de 8 de setembro de 2013.
Quatro perguntas ao candidato do BE, Adelino Granja.

Quatro perguntas aos candidatos autárquicos

1 – Enumere os quatro principais projetos que lhe vão merecer atenção no Norte do concelho, caso seja eleito.
2 – Sendo que se perderam milhões de euros em fundos comunitários para a construção e reparação de estradas, como pensa recuperar as estradas do Norte do concelho, nomeadamente a que liga Pataias a Alcobaça, caso seja eleito?
3 – Tendo em conta que o Tribunal de Contas chumbou a criação da empresa “Cister Equipamentos” e havendo um desequilíbrio financeiro por causa dos centros escolares, como pensa construir o Centro Escolar de Pataias, caso seja eleito?
4 – Sobre a União de Freguesias de Cós, Alpedriz e Montes e sabendo que não foi respeitada a vontade das populações de Alpedriz e Montes no processo de reorganização administrativa, como pensa desfazer essa decisão ou, sendo impossível, como pensa compensar as referidas populações, caso seja eleito?



1 – Projetos de índole cultural porque as populações do Norte não podem viver apenas de festas e romarias. A Cultura alimenta um povo na sua plenitude e demonstra a inteligência de um país. O desenvolvimento de um projeto à volta da Lagoa de Pataias que está, nesnte momento, em péssimo estado de conservação. A lagoa que era um local, nos anos 90, aprazível e agradável tornou-se num local cheio de lixo, sem condições e para encontros menos próprios. Há que alterar este cenário e tornar a Lagoa de Pataias num local agradável, onde as famílias se possam reunir e as crianças brincar ao ar livre; o apoio às famílias mais carenciadas e com dificuldades económicas. A “crise” tem sido um flagelo e tem destruído inúmeros lares e famílias sem apelo nem agravo. Há que apoiar as famílias que estão em sofrimento devido à falta de emprego, à falta de dinheiro e à falta de alimentação. Não podemos olhar apenas para os casos pontuais uma vez que a “pobreza envergonhada” é um problema a resolver imediatamente. A criação de um canil e de um gatil uma vez que a “crise” faz com que as pessoas abandonem os seus animais. Na zona norte do concelho existem centenas de animais abandonados que necessitam de ajuda e cuidados. Abandonar um animal é o mesmo que abandonar um membro da família e um país é culturalmente evoluído se tratar os animais condignamente.
2 – A estrada terá de ser arranjada obrigatoriamente uma vez que é a via mais rápida entre Pataias e Alcobaça para muitos habitantes de Pataias que se dirigem às Finanças, à Câmara e até ao médico. É verdadeiramente uma vergonha o estado em que se encontra a estrada, por culpa tanto do executivo camarário como por parte da Junta de Freguesia de Pataias que não se debateu por uma nova estrada e por ligações viárias adequadas. Dever-se-á tentar uma nova candidatura a fundos comunitários ou dever-se-ão aplicar alguns fundos disponíveis da própria Câmara Municipal.
3 – Essa terá de ser uma solução a curo-médio prazo, uma vez que é algo de extrema importância para Pataias tendo em conta o número de alunos existente. Teremos de contar com a ajuda da Câmara Municipal e talvez de alguma ajuda de privados e até da população se for necessário.
4 – Já dizia o ditado “casa roubada, trancas na porta”. Neste momento, não há grande solução para o que já está feito. O importante teria sido a Câmara de Alcobaça ter lutado contra a Lei da União de Freguesias mas não o fez, nem esteve interessada em fazê-lo como é notório. As populações de Alpedriz e Montes teriam de ser consultadas e ter-se-ia de chegar a um consenso.

Comentário

Deixem ver se eu percebi bem…
Adelino Granja, o candidato do Bloco de Esquerda para a presidência da Câmara de Alcobaça, diz que a prioridade para Pataias nos próximos quatro anos é a criação de um canil?

1 comentário: