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sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Debate autárquico 2013

Em caso de dúvida: Pataias - na estrada para a Nazaré, corta-se à direita na Fervença. Sim, ainda faz parte do concelho de Alcobaça.

Debate autárquico na Benedita FM

Ontem, ainda há pouco, dia 5 pelas 21horas, decorreu um debate na Biblioteca Municipal entre os vários candidatos à Câmara Municipal de Alcobaça. O debate, que terminou por volta das 22h30, foi transmitido pela Benedita FM.
Confesso que só comecei a ouvir às 21h10.

Mas aquilo que ouvi resume-se a:
Ampliação da Zona Industrial do Casal da Areia
Área de Localização Empresarial da Benedita
Requalificação do mercado municipal de Alcobaça
Mosteiro de Alcobaça
S. Martinho do Porto (pérola do concelho)
Aposta no turismo e cultura (mosteiro, museus e golfe em S. Martinho)
Incentivo aos setores económicos representativos do concelho: agricultura, turismo (sempre o mosteiro), indústria (pedra, cutelaria, sapatos, cerâmica)
Investimentos nos últimos 4 anos:
Escola Secundária e Centro de Saúde de S. Martinho do Porto (mais de 4,5 milhões de euros)
Compra do terreno de Alfeizerão para o hospital (3,5 milhões de euros)
Centros escolares de Alcobaça e Benedita (falou-se em 60 milhões de euros)
Área de Localização Empresarial da Benedita (3,5 milhões de euros)

Referências pontuais àquela zona do concelho que está a norte da Fervença:
Martingança (grande crescimento demográfico nos últimos 10 anos), dinâmica industrial associada ao setor dos moldes e à proximidade da Marinha Grande.
Pataias – de forma sucinta e mencionada apenas uma vez: Zona Industrial da Alva de Pataias.

Comentário

Bem sei que um debate de 1h30, dividido por seis candidatos, aos quais foram colocadas 3 questões, onde se inclui um minuto (por questão) para rebater ideias e dois minutos de declaração final, dá qualquer coisa como 10/12 minutos de discurso.
Mas nesses 10/12 minutos é possível encontrar um padrão. Aliás, o padrão de sempre:
Alcobaça – Mosteiro – Benedita – S. Martinho do Porto.
E este discurso foi comum a TODOS os seis candidatos.
Das duas uma:
Ou o seu discurso reflete aquilo que tem sido feito no território a norte no concelho (ou seja, em Pataias nada foi feito);
Ou o seu discurso reflete a sua preocupação com o norte  do concelho (ou seja, nenhuma).

Seja como for, são estes mesmos candidatos que se acham capazes e dignos de merecer a confiança dos eleitores de Pataias, Martingança, Alpedriz e Montes.
Certamente para se esquecerem deles nos próximos 4 anos.


Principais linhas das intervenções dos candidatos

Adelino Granja - Bloco de Esquerda
Acentuou a necessidade e a intenção, se for presidente, de envolver a população e à existência de uma democracia participativa. Frisou a necessidade de ouvir a população, nomeadamente quanto aos investimentos no Mosteiro (hotel de luxo) e S. Martinho do Porto. Criticou de forma contundente Carlos Bonifácio pelos seus 8 anos de vice-presidente da Câmara, solicitando a sua explicação para o investimento de 3,5 milhões de euros  no terreno de Alfeizerão.

Carlos Bonifácio - CDS
Prometeu reduzir o IMI e a derrama. Reclamou para si a ALE da Benedita e a respetiva cativação d 3,5 milhões de euros. Considera urgente ampliar o Casal da Areia, a ALE da Benedita e requalificar o mercado municipal em Alcobaça. Acusou a Câmara de perder os fundos comunitários.

Paulo Inácio - PSD
Referência à importância de criar infraestruturas para a instalação de empresas, nomeadamente o Casal da Areia e ALE da Benedita e aos investimentos feitos em S. Martinho do Porto. Promover o hotel de luxo no mosteiro.

José Canha - PS
Referência à ALE da Benedita e à vontade de criar homogeneidade no concelho. Grandes linhas de desenvolvimento: agricultura, turismo, indústria.

Vanda Furtado Marques - CDU

 Importância da ALE da Benedita e falhanço no financiamento dos centros escolares de Alcobaça e Benedita. Pretende promover um Orçamento Participativo, potenciar o turismo, descentralizar reuniões, meios e competências. Lutar pelo "regresso" das 18 freguesias.

João Pedro Amaral - PNR

Apostar na fixação de micro e pequenas empresas, promovendo o investimento na indústria local e na agricultura. Promover Alcobaça como capital do produto regional e do turismo. Feira em S. Martinho durante o Verão.

1 comentário:

  1. De 4 em 4 anos, e sempre em Agosto/Setembro começa a cheirar a alcatrão.

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