Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Debate sobre o turismo de Alcobaça

A notícia no site da Rádio Cister
http://www.cister.fm/informacao/sociedade-ambiente/frente-frente-turismo-viver-alcobaca

Frente-a-frente
Turismo – Construir o futuro juntos

O grupo de trabalho do Turismo do “Viver Alcobaça” organizou na noite do passado dia 16 de Setembro no auditório da Caixa de Crédito Agrícola de Alcobaça um frente a frente para debater o futuro do turismo no concelho.
Responderam à iniciativa os candidatos às próximas eleições autárquicas Adelino Granja do Bloco de Esquerda, Vanda Marques da CDU, Carlos Bonifácio pelo CDS e José Canha do PS.
Notadas as ausências de João Pedro Pais do Amaral do PNR e Paulo Inácio do PSD que por questões de agenda, e,  igualmente notada a ausência da Associação de Comerciantes ACSIA. Presente o Director do Mosteiro de Alcobaça Jorge Pereira de Sampaio além de pouquíssimos comerciantes e hoteleiros.

Comentário

Tirando os muitos apoiantes aos diversos candidatos, contavam-se pelos dedos das duas mãos ( e sobravam), os assistentes a este frente-a-frente.
Em comum, entre todos os candidatos, o reconhecimento das enormes potencialidades do concelho e da sua grande diversidade. A falta de um plano estratégico para o turismo, a ausência de coordenação entre os diversos agentes e a necessidade de profissionais qualificados nos serviços camarários para a promoção turística, foram as principais lacunas apontadas, sendo também as prioridades de ação para a generalidade dos candidatos.
Como é óbvio, o Mosteiro de Alcobaça, como elemento charneira do desenvolvimento turístico do concelho, dominou parte das intervenções. Mas também S. Martinho, a “pérola do concelho”, não foi esquecida por ninguém.
Quanto ao norte do concelho, mereceram referência “praias selvagens da Pedra do Ouro”, seja lá o que isso quer dizer. A requalificação das seis praias da freguesia de Pataias (já nem falo na promoção das Paredes), a eventual  instalação do golfe na Pedra do Ouro, a promoção de um turismo de natureza na lagoa de Pataias, Vale de Paredes e pinhais adjacentes, foi algo que passou completamente ao lado dos participantes.
Só mais uma nota. Eram quatro os pataienses presentes na assistência ao debate. Dois deles integrantes das respetivas equipas de dois dos candidatos.
Também é por esta falta de participação e de presença, que Pataias é sistematicamente esquecida. E aí, não podemos culpar Alcobaça nem ninguém. Apenas a nós próprios.

Sem comentários:

Enviar um comentário