Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

4 perguntas a João Pedro do Amaral (PNR)

As questões e respostas estão na edição 47 do Pataias à Letra, de 8 de setembro de 2013.
Quatro perguntas ao candidato do PNR, João Pedro do Amaral.

Quatro perguntas aos candidatos autárquicos

1 – Enumere os quatro principais projetos que lhe vão merecer atenção no Norte do concelho, caso seja eleito.
2 – Sendo que se perderam milhões de euros em fundos comunitários para a construção e reparação de estradas, como pensa recuperar as estradas do Norte do concelho, nomeadamente a que liga Pataias a Alcobaça, caso seja eleito?
3 – Tendo em conta que o Tribunal de Contas chumbou a criação da empresa “Cister Equipamentos” e havendo um desequilíbrio financeiro por causa dos centros escolares, como pensa construir o Centro Escolar de Pataias, caso seja eleito?
4 – Sobre a União de Freguesias de Cós, Alpedriz e Montes e sabendo que não foi respeitada a vontade das populações de Alpedriz e Montes no processo de reorganização administrativa, como pensa desfazer essa decisão ou, sendo impossível, como pensa compensar as referidas populações, caso seja eleito?


1 – Melhorias nas acessibilidades e transportes públicos, fundamentais para boa circulação; introdução e dinamização de rotas turísticas incorporadas num plano concelhio, tendo parcerias com os vários agentes económicos e a câmara como impulsionadora (nesse âmbito dotar as praias a norte de melhores condições para banhistas e promoção de desportos aquáticos bem como percursos pedestres); levantar todo o património, recuperando-o e realizar um museu a Norte, representativo da sua história, pois um povo sem memória é um povo sem futuro; e promover o produto regional da zona Norte do concelho, integrado na nossa bandeira de fazer Alcobaça a “Capital da promoção do produto regional”.
2 – Não temos soluções milagrosas face à falta de recursos da câmara, por má gestão, desgoverno, e falta de visão. Mas podemos garantir que essas e outras estradas que servem de ligação no concelho serão uma prioridade, pois temos consciência que a rede de estradas, os transportes públicos e a mobilidade das populações entro e fora do concelho são fundamentais para o seu desenvolvimento e que os difíceis acessos dificultam muitas vezes a capacidade dos munícipes poderem encontrar um emprego ou fonte de rendimento. Mas importa, também, que nos questionemos o motivo de se terem perdido esses fundos. Os responsáveis que o assumam e os eleitores que sejam consequentes e ajam em conformidade…
3 – Neste momento não penso nisso. Darei prioridade às infraestruturas já existentes, dotando-as de melhores condições, promovendo o enraizamento o localismo e a proximidade. Esta politica de grandes centros escolares e de centralização é verdadeiramente castradora da condição do indivíduo tratando-o como um mero número. Recordo-me da minha infância e das pequenas escolas com o seu traço característico igual a tantas outras, lembro-me da proximidade da escola do sítio onde vivia o que me permitia ir a pé com os meus amigos, jogávamos ao pião e ao berlinde e os nossos pais deixavam-nos ir satisfeitos e descansados.
4 – Estarei atento nestas eleições e ver até que ponto as populações dessas freguesias estão revoltadas e se o desconforto é geral ou residual, se é causado por pequenas rivalidades ou se são legítimas e representam o sentimento generalizado. Tudo se deverá revelar nas urnas. Se for uma revolta geral, então os partidos em causa serão fortemente penalizados e a tendência de voto será no PNR se for residual irão manter os mesmos. Esta é justamente uma boa altura das populações lutarem pelas suas aspirações. Se as populações penalizarem os partidos do sistema terei de me reunir com as mesmas e estar na rua, no gabinete e onde for necessário estar para defender os interesses comuns. 

Comentário

O candidato do PNR sabe da existência de praias e pinhais no norte do concelho. O que já não é mau.
Quanto a ideias concretas ou projetos, nada de nada. Um vazio completo.
E acha ainda que o descontentamento da população só pode ser comprovado votando no seu partido. Mas o que é que propõe concretamente? Quais as ideias? os eleitores da freguesia Pataias-Martingança devem votar no PNR porquê?
E já agora, na sua opinião, qual é o «produto regional da zona Norte do concelho»?

Sem comentários:

Enviar um comentário