Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

A última Assembleia de Freguesia

A última Assembleia de Freguesia

«Foi algo que nos passou ao lado». Foi este o comentário do presidente da Assembleia de Freguesia à referência de Arménio Vieira sobre o facto de a próxima Assembleia ser já da União de Freguesias de Pataias e Martingança.
Mas para esta Assembleia de Freguesia, nesta legislatura, infelizmente, não foi a única coisa que passou ao lado.
Ao longo destes quatro anos, para além da demissão, inédita, do presidente da Assembleia, decidiu-se a redução territorial da freguesia (redefinição dos limites territoriais em Água de Madeiros), assistiu-se à extinção do agrupamento de escolas de Pataias (e inclusão no mega agrupamento escolar de Cister) e finalmente, extinguiu-se a freguesia de Pataias.
Sobre todos estes assuntos a Assembleia de Freguesia de Pataias teve um silêncio ensurcedor. Especialmente no que se refere à agregação de freguesias e à criação da nova freguesia UNIÃO DE FREGUESIAS DE PATAIAS E MARTINGANÇA. É preciso não esquecer que, desde o primeiro momento da reforma administrativa autárquica, Pataias era uma das freguesias “intocáveis”, que cumpria todos os critérios que justificam a sua existência, sem necessidade de “agregações”. Depois de todo o processo, a freguesia de Pataias foi extinta. Tão extinta como a freguesia da Martingança, de Alpedriz ou dos Montes. E o que disse a Assembleia de Freguesia de Pataias: NADA. Ou pior, «Alcobaça que decida».
A extinção da freguesia de Pataias foi “algo que passou ao lado” desta Assembleia. O órgão próprio e com competência para se pronunciar sobre a extinção da freguesia. O que nunca fez. IMPERDOÁVEL.

Situação financeira da Junta de Freguesia de Pataias

Em setembro de 2013, total de dívidas: 183 mil euros. Total de depósitos e caixa: 3 mil euros.
De recordar que o orçamento para 2013 foi de 1 milhão e 57 mil euros.

Relatório de atividades (junho-setembro de 2013)

Limpeza de ruas, pequenas reparações, apoio às coletividades e aos eventos dinamizados pelos mesmos, foram as principais atividades da Junta de Freguesia de Pataias.

Postura de trânsito

Aprovação da execução de uma lomba na rua da estação.

Outros assuntos

A praia de Paredes da Vitória e o litoral da freguesia acabou por dominar o final dos trabalhos.
O problema do pó levantado nos acessos à Polvoeira e estacionamento de Água de Madeiros (qual a solução?), o estacionamento/ trânsito em Paredes da Vitória e a prioridade dos peões sobre os automóveis, a importância dos eventos de verão como promotores da praia, a biblioteca de Verão e as óbvias diferenças no tratamento e promoção do litoral da freguesia, por parte da Câmara Municipal, quando comparado com Alcobaça e S. Martinho do Porto.

Duas notas finais

Apesar das críticas que sempre aqui teci, é de realçar o bom ambiente vivido na Assembleia entre os seus elementos, sempre mais preocupados em falar e resolver alguns problemas de Pataias do que em alinhar em jogos e acusações políticas. Longe de ser perfeito, um funcionamento muito melhor do que, por exemplo, as palhaçadas frequentes a que se pode assistir na Assembleia Municipal.
Nesta última assembleia, foram cinco (três de início e depois mais duas) as pessoas do público a assistir (um máximo absoluto). Curioso foi ainda ver que alguns dos candidatos a presidente da Junta de Freguesia estando presentes e saindo do edifício a horas em que ainda decorria a Assembleia, nem se dignaram dar uma espreitadela.
Será demonstrativo do interesse pelos assuntos da freguesia que querem comandar?

Sem comentários:

Enviar um comentário