Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

4 perguntas a Paulo Inácio (PSD)

As questões e respostas estão na edição 47 do Pataias à Letra, de 8 de setembro de 2013.
Quatro perguntas ao candidato do PSD, Paulo Inácio.

Quatro perguntas aos candidatos autárquicos

1 – Enumere os quatro principais projetos que lhe vão merecer atenção no Norte do concelho, caso seja eleito.
2 – Sendo que se perderam milhões de euros em fundos comunitários para a construção e reparação de estradas, como pensa recuperar as estradas do Norte do concelho, nomeadamente a que liga Pataias a Alcobaça, caso seja eleito?
3 – Tendo em conta que o Tribunal de Contas chumbou a criação da empresa “Cister Equipamentos” e havendo um desequilíbrio financeiro por causa dos centros escolares, como pensa construir o Centro Escolar de Pataias, caso seja eleito?
4 – Sobre a União de Freguesias de Cós, Alpedriz e Montes e sabendo que não foi respeitada a vontade das populações de Alpedriz e Montes no processo de reorganização administrativa, como pensa desfazer essa decisão ou, sendo impossível, como pensa compensar as referidas populações, caso seja eleito?



1 – Zona Industrial de Pataias e bolsa industrial de Martingança, dar continuidade ao apoio às instituições sociais e desportivas, requalificação do parque escolar e valorização da lagoa de Pataias/ apoio desenvolvimento dos procedimentos para instalação do golfe.
2 – Mesmo não tendo sido possível ao município de Alcobaça, bem como a todos os municípios do país, aceder a fundos comunitários, o município de Alcobaça tem vindo, de norte a sul co concelho de Alcobaça, a recuperar a sua rede viária.
Em relação à estrada de ligação Pataias/ Alcobaça, o troço em pior estado pertence ao município da Nazaré. Ainda assim, temos vindo a desenvolver vários contatos com o município da Nazaré, no sentido de, em conjunto, proceder à recuperação da rodovia em questão.
3 – O município de Alcobaça, na devida altura, há mais de um ano, abriu o procedimento para a construção do Centro Escolar de Pataias. Em simultâneo procedemos ao pedido de desafetação da zona envolvente ao mercado, no sentido de poder ser ali construído o referido Centro Escolar. Aguardamos a abertura do próximo Quadro Comunitário de Apoio, para darmos início à obra.
4 – Toda a matéria relativa ao processo de reorganização administrativa, não foi decidido pelo presidente da Câmara, ou pela Câmara Municipal de Alcobaça. Aliás, o PSD/Alcobaça, sempre respeitou a vontade das populações.
Assim, temos de olhar para esta agregação como oportunidade, nunca defraudando os legítimos interesses das populações.

Comentário

O candidato Paulo Inácio parece que anda a brincar.
Há quatro anos, o slogan era a “Nova Dinâmica”. Propunha então, 68 medidas para o concelho a executar no mandato que agora termina. Para Pataias apontava. «53 – Ampliação da Zona Industrial de Pataias; 54 – Requalificação da Av. Rainha Santa Isabel; 55 – Construção do Centro Escolar de Pataias; 56 – Valorização do litoral do Concelho; 57 – Saneamento básico de Pisões».
Ora, contas por baixo, 2 milhões de euros para a avenida, 4,5 milhões para o centro escolar, mais 1,5 milhões para o anunciado novo mercado parque desportivo. Mais a zona industrial e o saneamento nos Pisões. 8 milhões de euros em promessas (contas por baixo). E nem uma delas se concretizou.
Vem agora o candidato Paulo Inácio, por coincidência também presidente de câmara, dizer que tem como prioridade a zona industrial de Pataias. Não deverá, antes, explicar porque uma Câmara do seu PSD há 16 anos no poder e que promete essa mesma zona industrial da Alva desde 2005, ainda não a concretizou? Tem a pouca vergonha de voltar a incluí-la como promessa eleitoral quando já deveria estar concretizada?
Fala da estrada Pataias-Casal da Areia como se fosse um problema da Nazaré. Não é. É um problema do município de Alcobaça, por acaso, localizado na Nazaré. É óbvio que a Nazaré não tem o mínimo interesse em resolver a situação. Não existe um único nazareno a quem aquela estrada faça diferença. É um problema de Alcobaça, para o qual Alcobaça tem de encontrar soluções ou, pelo menos, propô-las. O que é que a Câmara de Paulo Inácio fez? O que propôs? Ou assume a questão como um problema do município ou faz de conta (como parece fazer). Se calhar, a solução passa por uma troca de terrenos com o município da Nazaré, de forma a que a estrada fique toda no concelho de Alcobaça… Isto, se realmente está interessado em resolver um problema para quase 1/5 da população do concelho.
Fala ainda do Centro Escolar. Confesso que tenho muitas dúvidas, não só sobre a capacidade de financiamento para o mesmo, como da necessidade de um Centro Escolar em Pataias, agora que o Agrupamento de Pataias faz parte do Agrupamento de Cister (aparentemente com grande interesse por parte da Câmara). Com alguns “retoques”, as pré-primárias e as primárias têm lugar na EB2,3 de Pataias. Qual a sua posição sobre essa hipótese? Era bom para os pataienses saberem. Qual a utilidade de duas grandes escolas em Pataias, ambas a funcionar a meio gás? (que será o que vai acontecer, com esta proposta da Câmara). Assim como gostaríamos de ver esclarecidos os boatos que falam de um "desvio" de 2,5 milhões de euros dados pela Secil e destinados ao centro escolar de Pataias, que foram para os centros escolares de Alcobaça e Benedita. É verdade?
E na solução de não construir o Centro, por não haver necessidade, quais as alternativas para investir "esses" 4 milhões de euros em Pataias?
Quanto à agregação de Alpedriz e Montes com Cós, onde é que o PSD/Alcobaça respeitou a vontade das populações? Alpedriz e Montes, fizeram todo o trabalho que lhes competia e pediram à Assembleia Municipal, de maioria PSD, para serem agregadas a Pataias. E o que fez o PSD/Alcobaça, com larga maioria na Assembleia? Agregou-as a Cós. Por explicar está o comportamento da Câmara. Será que Alcobaça teve medo de uma freguesia Pataias-Martingança-Alpedriz-Montes? Será que a extinção da freguesia de Pataias e a respetiva agregação com a Martingança (quando havia outras hipóteses) teve como objetivo assegurar a hegemonia do PSD nas juntas de freguesia e permitir recandidaturas?
Podia ainda falar da valorização do litoral (Como? Onde? Quando?), que continua a primar por uma ausência total de estratégia e de ação e do saneamento dos Pisões. Mas para quê? Os últimos 4 anos de Paulo Inácio foram de uma pobreza de ideias e de ações para com o norte do concelho que até é confrangedor. 
Nunca Pataias e o norte do concelho estiveram tão abandonados como nos últimos 4 anos e a maior prova é o próprio Paulo Inácio e aquilo que prometeu há 4 anos e se propõe agora fazer.
Já agora, nos últimos 4 anos e até dia 29 de setembro, Passos Coelho veio a Pataias quase tantas vezes como o próprio Paulo Inácio…

Sem comentários:

Enviar um comentário