Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sábado, 31 de dezembro de 2011

Feliz Ano Novo


Pataias – O ano de 2011

Uma reflexão sobre o ano de 2011 na freguesia de Pataias, com base nos posts colocados aqui no Sapinho Gelásio.

Pedra do Ouro
Depois de muitas expetativas, gorou-se quase que de forma definitiva, a instalação do Golfe do Camarção, na zona do Pinhalinho, na Pedra do Ouro.
A não apresentação do Plano de Pormenor em prazo útil (até 30 de Abril de 2011) foi uma das razões, a que não poderemos deixar de juntar as diretrizes do PROT-OVT e daquilo que está previsto em termos de “carga” hoteleira não só para toda a região Oeste mas também para o Concelho de Alcobaça. Só havia espaço para um grande projeto e com dois previstos para S. Martinho e um para Pataias, a decisão política optou pelo Sul do concelho.
Na última Assembleia de Freguesia do ano, o presidente da Junta voltou a referir o projeto do Golfe, dizendo que os investidores privados ainda não desistiram da ideia.
A Pedra do Ouro foi ainda notícia pelos erros de cartografia e pela definição de lotes urbanos em zona REN, havendo a necessidade de retificar os perímetros urbanos, quer da Pedra do Ouro, quer de Água de Madeiros. A transição de escalas de 1:25000 para 1:2000 trouxe este problema para todo o litoral do município, que será resolvido durante o ano de 2012.
Ainda notícia na Pedra do Ouro foi a questão relativa à instabilidade das arribas e ao desejo de se construir sobre elas.

Coletividades e desporto
No desporto, o feito fantástico do CCRD Burinhosa que garantiu a subida à 2ª divisão nacional, onde está a fazer um bom campeonato, alcançando ainda o título de campeão distrital nos escalões mais jovens.
A ADR Ferraria desenvolveu ao longo de todo o ano um incansável conjunto de atividades, com o objetivo de tornar realidade, o mais cedo possível, o edifício da sua sede. Uma dinâmica difícil de igualar.
A Casa do Benfica de Pataias viu reconhecido o seu trabalho ao ser eleita como Casa do Benfica 2010.
A ABEOTL Pataias tornou realidade o seu sonho de construção de um lar. Mesmo sem apoios do Estado Central, lançou a primeira pedra e a construção avança a bom ritmo para uma conclusão ainda em 2012.
A Filarmónica de Pataias promoveu um conjunto de atividades associadas à sua escola de música e concertos que ofereceu à população ao longo de todo o ano, incluindo uma aparição do mítico conjunto musical “Pingo Morango” numa noite de aniversário e muita chuva na praia das Paredes.
E ainda a equipa de Pentatlo Moderno de Pataias que tem obtido excelentes resultados desde que iniciou a sua atividade. Títulos de campeões nacionais e chamadas a estágios das seleções nacionais começam a ser hábitos quotidianos para os jovens atletas. Uma palavra especial de reconhecimento pelo seu trabalho para o treinador (pataieiro) Pedro Amorim.

Eventos
O Encontro Nacional de Bicicletas Antigas, na Burinhosa, cumpriu a sua oitava edição. O sucesso da iniciativa é tal que merece já destaque na imprensa nacional e o número de inscrições tem ser limitado.
Os campeonatos nacionais de estrada em ciclismo conheceram a sua edição na estrada atlântica que liga Pataias às Paredes. O sucesso da prova deixou a vontade entre a organização de repetir o evento no ano de 2012.
Decorreu ainda a 7ª Concentração Tuning Pataias, uma vez mais com enorme espírito de solidariedade.
Foi ano ainda das tradicionais festas de Nossa Senhora da Vitória e do Sagrado Coração de Jesus. Estas, inevitavelmente ligadas à polémica do alegado não convite e consequente não participação da Filarmónica de Pataias nos festejos, substituída por outro grupo de Pataias com alegadas ligações aos festeiros. No blogue valeu mais de 3 dezenas de comentários, uns mais violentos, outros mais irónicos, outros mais apaziguadores. O que é certo é que foi assunto que não deixou ninguém indiferente e a prova de que as festas do Sagrado ainda encerram significado especial para as gentes de Pataias.

Paredes da Vitória
Uma vez mais, destaque em toda a linha no blogue. Foram vários os acontecimentos desde as festas organizadas pela recuperada AMA (Associação de Moradores e Amigos), ao Paredes Beach Party e concerto (na praia) dos Moonspell; ao voltar a hastear a Bandeira Azul e à magnífica exposição fotográfica “Memórias das Paredes”. Pelo meio, a construção de um parque de estacionamento junto à capela da Sra. da Vitória, o assinalar o restaurante-marisqueira “O Tonico” como referência na gastronomia nacional e o anúncio do livro “Mina do Azeche, património à beira-mar esquecido” do Tiago Inácio.
Mas não podemos esquecer que o trânsito continuou complicado durante os fins-de-semana e que os visitantes da praia continuam a evidenciar falta de educação e civismo no que se refere ao estacionamento. Este foi mais um ano sem casas de banho públicas e onde a incúria das entidades oficiais (ARH Tejo, INAG, Câmara Municipal e até Junta de Freguesia) deixaram que o mar e o rio destruíssem as obras de proteção às dunas junto à marginal das Paredes.

Unidade de Saúde Familiar Pinhal do Rei
Regressou a Pataias dez meses depois de estar a funcionar na Martingança e depois da Junta de Freguesia ceder as suas instalações. Depois de muitas promessas e de ameaças de ação enérgica por parte da população, lá foi transferida, apetece dizer, pela calada da noite, da Martingança para Pataias. Fechou o posto de atendimento na Martingança, alegadamente por falta de meios humanos. Em Pataias, os meios materiais necessários também ainda não chegaram todos.

Cibra/ Secil
Indissociável de Pataias, do bom e do mau que por aqui se passa.
Depois das piscinas municipais, fala-se agora da comparticipação na construção do futuro centro escolar. Há até quem diga que tal dinheiro já deu entrada nos cofres da Câmara Municipal, assunto que é desconhecido pelo executivo da Junta de Freguesia e considerado como muito improvável na última Assembleia de Freguesia.
Mas o destaque vai para um processo de consulta pública à coincineração na Secil-Pataias que ia passando despercebido e pela notícia de que a Câmara Municipal havia recusado participar num encontro (com outras autarquias e agentes) sobre a coincineração com a ministra da tutela. Neste caso, Câmara e Secil desdobraram-se em explicações e ficou a garantia de que a coincineração de resíduos industriais perigosos nunca esteve, nem está, prevista para Pataias.

Valter Ribeiro
Quase cem anos depois de José Cupertino Ribeiro Júnior, Pataias volta a ter um deputado da nação. O presidente da Junta de Freguesia de Pataias acabou por ser repescado para a Assembleia da República depois de se ficar por um modesto 8º lugar na lista distrital.
Espera-se que no desempenho das suas funções traga para a região, para o município (e por acréscimo, para a freguesia) investimentos e oportunidades que se têm esgueirado. Espera-se, acima de tudo, que contribua para uma real justiça social, para uma diminuição das desigualdades, para a construção de um país mais justo, mais equilibrado, com igualdade de oportunidades para todos independentemente das suas origens. Para um país onde o valor real do trabalho seja (re)conhecido e que através dele cada cidadão possa concretizar o seu projeto de vida. Sem esquemas, sem compadrios, sem padrinhos. Onde o valor de cada um é intrínseco a si mesmo e não a quem, ou a o que é que, o rodeia. Para já está intimamente associado à concordância e obediência para com as duras medidas impostas pelo Governo, de destruição do Estado Social, do empobrecimento forçado dos cidadãos deste país, do alargar do fosso entre ricos e pobres, alegadamente para controlo e pagamento da dívida.
Otelo Saraiva de Carvalho, depois da revolução na década de 1970, encontrou-se com Olof Palme, o mais mítico e incontornável nome da social democracia nórdica. Quando questionado por Palme sobre o que pretendia para Portugal, Otelo respondeu prontamente «Acabar com os ricos». Olof retorquiu tranquilo «Na Suécia, queremos acabar com os pobres».

Sapinho Gelásio
Cumpriu o seu segundo aniversário, e registou durante todo o ano um mínimo de mais de 2000 acessos por mês. Pelo meio, ultrapassou um total de 50.000 visitas, de 100.000 visualizações de páginas e 1500 posts. Apenas no ano de 2011, foram contabilizadas cerca de 33900 visitas e quase 590 posts, atualizados diariamente.

De Pataias, Para Pataias, Por Pataias.

Bom ano de 2012

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

CCRD Burinhosa recebe Seleção Nacional de futsal

A notícia está no portal infutsal.com

http://www.infutsal.com/recentes/burinhosa-recebe-selecc-o-nacional-no-dia-20


O C.C.R.D. Burinhosa vai defrontar a Selecção Nacional de futsal num jogo de preparação no dia 20 de Janeiro. O jogo, que ainda não tem hora marcada, está integrado no estágio de preparação para a fase final do Campeonato da Europa de 2012.



Com o campeonato da 2ª Divisão praticamente a meio, a equipa da Burinhosa pode contar com 2 novos reforços para o resto da temporada.
Da Académica, da 1ª Divisão, chega Tiago Parrança. Ala de 27 anos, já actuou em vários clubes da 1ª divisão como o Sporting C.P., C.F. Estrela da Amadora, S.L. Olivais e era jogador da Académica desde a época 2009/10.

O outro reforço é Cláudio Sousa, que representava o C.S. São João da 2ª divisão série B, a mesma do Burinhosa. Cláudio Sousa chegou a fazer parte do plantel às ordens de Kitó Ferreira no inicio desta época, mas acabou por representar o C.S. São João. 

No site futsalportugal.com
http://www.futsalportugal.com/index.php?option=com_k2&view=item&id=9797:Burinhosa+num+dos+testes+antes+do+Europeu&Itemid=124

A formação da Burinhosa, de Pataias (Alcobaça), que actualmente ocupa a 4ª posição na série B da 2ª Divisão, é um dos adversários escolhidos para testar a Selecção Nacional durante o estágio que vai ter lugar em Souto da Carpalhosa, Leiria.
O jogo está marcado para o dia 20 de Janeiro, às 19horas, no Pavilhão da Burinhosa, um dia antes do final da concentração, que começa dia 16. Recorde-se que a Selecção vai realizar um total de 10 treinos no Pavilhão Municipal de Souto da Carpilhosa, preparando a fase final do Europeu, na Croácia.

Os vampiros

Ao terminar este 2011 e com a chegada de 2012, o inesquecível Zeca Afonso, cada vez mais atual.


(Clique na imagem)
 
E (algumas) das razões da sua atualidade


(Clique na imagem)

IX Edição do ENBC já em marcha

Na edição nº958 de 29 de Dezembro de 2011 do Região de Cister

Burinhosa
Encontro Nacional de Bicicletas Antigas marcado para Julho


Já tem data definida o próximo Encontro Nacional de Bicicletas Antigas, um evento marcado para 22 de Julho, na Burinhosa. A organização está a cargo do grupo Men in Bike, que promove o evento pelo 9º ano.

Câmara Municipal ainda acredita no golfe na Pedra do Ouro

A autarquia (Câmara, mas também a Junta) ainda acredita na possibilidade da instalação do golfe na Pedra do Ouro, apesar de não ter apresentado o respetivo plano de pormenor até 30 de Abril e em sentido contrário das disposições previstas no PROT-OVT.

A notícia está na edição escrita nº958 de 29 de Dezembro do Região de Cister

Câmara anunciou investimento privado em conferência de imprensa
Projecto de 18 milhões de euros nasce em Alfeizerão


A freguesia de Alfeizerão vai receber um centro internacional de equitação, considerado o melhor de Portugal e um dos mais bem conseguidos da Europa. Trata-se de um investimento privado, de 18 milhões de euros, que foi dado a conhecer segunda-feira em conferência de imprensa.
O projecto, que inclui duas pistas descobertas e uma coberta, transformável num pavilhão multiusos com mais de 100 metros, prevê ainda 146 boxes fixas para cavalos, quatro restaurantes, duas lojas, dois bares e uma clínica veterinária. Em análise por parte do promotor (o Centro de Equitação Internacional de Alfeizerão, de um empresário com raízes na freguesia) está ainda a construção de um hotel para 30 ou 40 camas, ideia já transmitida à Câmara de Alcobaça.
Com inauguração prevista para 2012, o novo centro hípico ficará situado em Vale de Maceira e prevê a criação de 70 postos de trabalho, sem contabilizar os que forem necessários na eventualidade de o hotel ser uma realidade.
“Um sector estratégico como o turismo está a viver momentos altos com projectos de interesse no concelho”, considera Paulo Inácio, que anunciou ainda a criação de duas unidades hoteleiras no município: um hotel rural no Casal da Ortiga, freguesia de Évora de Alcobaça, já em construção, e outra na Cela, com projecto já apresentado na Câmara de Alcobaça. “Acreditamos que toda esta zona está a sofrer um salto qualitativo”, diz Paulo Inácio.
O autarca de Alcobaça ainda não perdeu a esperança quanto aos projectos de golfe para o concelho, sendo o da freguesia de Pataias o que se encontra numa fase mais atrasada. “Parece-nos que a CCDR está sensibilizada para esta matéria”, considera o edil.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Bárbara Coelho Atleta Revelação Feminina 2011 no Pentatlo Moderna

A (muito) jovem atleta Bárbara Coelho, em Representação da equipa de Pentalo Moderno de Pataias, foi escolhida pela Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno como Atleta Revelação Feminina CSJ 2011.
O destaque está no site da Federação em: http://www.fppm.pt/fppm/BarbaraCoelho.pdf

Bárbara Coelho
Atleta Revelação Feminina CSJ 2011




“Nasci no Hospital de S. João em Paranhos, na cidade do Porto, no dia 1 de Abril de 1999.
Mudei-me para Pataias quando tinha 1 ano, apesar de ter quase toda a minha família no Porto.
Tenho o meu irmão Ricardo com 7 anos a praticar também pentatlo em Pataias.
No ano de 2004, comecei a minha formação escolar na escola EB1 de Pataias.
Nessa altura, já eu tinha aquela “paixão” pelo desporto: aos 3 anos de idade comecei no ballet em Pataias e também iniciei a pratica de natação nas piscinas da Maceira. Antes de iniciar o segundo ciclo escolar, frequentei aulas de Kempo em Pataias durante um ano inteiro.
Para além do desporto também me interesso bastante por Artes, principalmente por desenho e pintura.
Em 2009, na passagem para o 5º ano de escolaridade, iniciei os estudos no IEJ - Instituto Educativo do Juncal, onde até agora consegui tirar óptimos resultados a nível escolar. Foi nesse mesmo ano que comecei a praticar desporto mais a serio. No meu primeiro ano (5º ano) no Instituto, comecei a participar em provas de Corta-Mato onde obtive bons resultados, pois consegui atingir as finais. Cheguei a fazer alguns torneios de voleibol e muitas provas de atletismo.
Nesse ano (2010), entrei para o Pentatlo Moderno de Pataias, onde fui muito bem recebida e onde fiz grandes e novas amizades, tanto a nível da equipa bem como em relação às equipas adversárias.
Prova CSJ Gaia2010 com amigas concorrentes No ano seguinte, aos 12 anos, continuando os estudos na mesma escola, entrei para Ginástica Artística e Acrobática, onde obtive bons resultados em provas e concentrações de Ginástica. Durante o próximo ano letivo, o objetivo é conseguir entrar na equipa de ginástica de grupo.
O Grupo de Ginástica participou em concentrações, Prova Nacionais e Regionais conseguindo resultados bastante bons. Agora faço Ginástica Artística/Acrobática e Pentatlo Moderno ao mesmo tempo. Como pentatleta, desde início até agora, tenho melhorado os meus resultados, conseguindo chegar ao 4º lugar logo no meu primeiro ano (2010), no escalão de Infantis Femininos.
A meio do ano realizei duas provas de atletismo: uma na Maceira, onde consegui o 1º lugar no escalão de Iniciados (no escalão acima); e na outra consegui também o 1º lugar mas desta vez era uma actividade escolar:”MegaSprint”, onde também fui às finais conseguindo sair também vencedora.
Mas neste ano de 2011, foi o ano em que obtive o melhor resultado como pentatleta: Campeã Nacional com o 1º lugar no Campeonato Nacional Super Jovem e ter sido também aclamada “Atleta Revelação Feminino do Ano” pela Federação (FPPM). Por fim, neste mesmo ano, tive a oportunidade de competir com atletas internacionais (atletas inglesas) onde consegui alcançar o primeiro lugar.
Espero continuar assim para o ano, dando o meu melhor, treinando bastante e ganhando cada vez mais confiança para continuar e para ir mais além do que já consigo fazer.
Só tenho de agradecer á minha família e aos meus colegas de equipa, porque me deram um grande apoio ao longo destes dois anos, especialmente aos meus pais que me deram toda a confiança, todo o apoio e todo o esforço que fizeram por mim ao acreditarem sempre que eu conseguia. E sem esquecer, também tenho um especial agradecimento aos meus treinadores que foram responsáveis pelo meu rendimento desportivo.”

Prova CSJ Gaia2010 com amigas concorrentes

Prova CSJ Sines2011 - tiro/combinado

Prova CSJ Colegio Militar2010 - corrida


Prova CSJ Sines2011

Prova CSJ Colegio Militar2011 - Campeonato Nacional da Juventude - 1º lugar

Em competição com atletas de outros países

Pentatlo Moderno Pataias - Treinador Pedro Amorim

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

"Sola de Alparcata" Solidária

Recebido via e-mail

No passado dia 11 de Dezembro, o Grupo "Sola de Alparcata - Amigos dos passeios pedestres - Pataias" procedeu à entrega de uma centena de Prendas, entre Pijamas e Pantufas aos utentes adultos da ABEOTL de Pataias, assim como de 16 lembranças às crianças do ATL.
Um Pai e uma Mãe Natal irromperam pela sala, onde decorreu o almoço e a festa de Natal, onde procederam à leitura de um Poema sobre o Natal e à respectiva entrega de Prendas.
Quando o home "quer" as coisas acontecem. 

Outras iniciativas se seguirão por parte deste Grupo de Pedestrianistas de Pataias.
Bom Ano de 2012

JF de Pataias recolhe 800 kg de produtos para apoiar mais necessitados

A notícia é da Rádio Cister.

Ação de Solidariedade em Pataias recolheu mais de 800 quilos de produtos

A segunda edição da Campanha de Solidariedade promovida pela Junta de Freguesia de Pataias para ajudar a Loja Social recolheu 838,33 quilos de produtos.

As angariações decorreram no passado dia 11 de Dezembro, junto a duas superfícies comerciais da freguesia, e servirão para ajudar as famílias mais carenciadas, nomeadamente os agregados já referenciados e que totalizam.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Pai leva bébé morta ao quartel de Bombeiros de Pataias

A notícia é da Rádio Cister

Pai leva bébé morta ao quartel de Bombeiros de Pataias
Os Bombeiros Voluntários de Pataias (BVP), tentaram este domingo socorrer, mas sem sucesso, uma bebé de três meses, que foi levada inanimada, pelo pai, até ao quartel.

O progenitor reside em Pisões, localidade que dista cerca de seis quilómetros de Pataias.

De acordo com Nélio Gomes, comandante dos BVP, quando a menina chegou ao quartel, apresentava já “rigidez cadavérica”, tendo, por isso, resultado em infrutíferas as várias tentativas de reanimação, primeiro pelos bombeiros, depois pela equipa médica do INEM, que havia sido chamada a Pataias.

A morte da bebé foi confirmada pelo INEM no local e o corpo transportado para o Instituto de Medicina Legal, no Hospital de Santo André, em Leiria, onde irá ser autopsiado.

Apesar de compreender que este tipo de tragédias levam os pais a fazer de tudo para salvar um filho, Nélio Gomes, comandante dos Bombeiros de Pataias, confessa que se tratou de uma situação “estranha”, pois os bombeiros estão habituados a deslocar-se para prestar socorro e não a fazê-lo no quartel.

As circunstâncias em que ocorreu a morte da bebé de 3 meses, que vivia com os pais e um avô, estão a ser investigadas pela GNR, admitindo-se que possa tratar-se de uma situação de morte súbita.

Assembleia de Freguesia – aprovado orçamento para 2012


O Orçamento para 2012 prevê um montante de 993.908 euros, um crescimento de 36.354 euros (+3,8%) face ao previsto para 2011 e foi aprovado com 6 votos favoráveis (PSD) e 2 contra (PS).
As principais receitas da Junta de Freguesia esperam-se das Piscinas Municipais com 262.500 euros (31%), do Parque de Campismo com 231.340 euros (28%), do Mercado com 120.000 euros (14%). Outras fontes de financiamento representam 239.368 euros (27%), onde se incluem o Fundo de Financiamento das Freguesias com 89.276 euros e as transferências da Câmara Municipal com 86.000 euros.
As despesas totais com o pessoal (Junta, Piscinas e Parque de Campismo) ascendem aos 437.591 euros (44%) e a aquisição de bens de capital (investimentos) aos 188.851 (19%).
As receitas correntes representam 84% e as receitas de capital 16%. Quanto às despesas, as correntes são de 76% e as de capital 24%.
Quanto aos projetos para 2011, o executivo mostrou a sua convicção de que o centro escolar e que o novo mercado serão iniciados em 2012, algo que a oposição discordou. Saliente-se ainda, que não estão previstos neste orçamento de 2012 quaisquer projetos ou novas iniciativas da Junta de Freguesia, para além daquelas que têm sido executadas nos últimos anos, desde as simples tarefas de manutenção (ruas, valetas), passando pelo parque de campismo e mercado, iniciativas de animação (Paredes da Vitória, festas da vila) e sem esquecer o importante apoio social.
Uma palavra final à D. Cila que uma vez mais fez uma apresentação das principais linhas do Orçamento de forma clara, sucinta e eficaz, percetível para todos os presentes na sala, mesmo que não possuíssem os documentos. Como frisou, e bem, o presidente da Junta, melhor e mais elucidativa do que as que foram feitas na Assembleia Municipal da semana passada.
No período reservado ao público, sendo o único presente, tomei a palavra e relembrei ao executivo que havia desperdiçado mais uma oportunidade de elaborar um Orçamento Participativo.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Correção do perímetro urbano da Pedra do Ouro

A notícia vem no site da Rádio Cister.

Câmara de Alcobaça corrige problemas no PDM para a Pedra do Ouro

A Câmara de Alcobaça corrigiu as discrepâncias detetadas no Plano Diretor Municipal (PDM) relativamente a um loteamento na Pedra do Ouro, na freguesia de Pataias.

«O problema foi detetado quando se efetuou a transposição de escalas, por causa do Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC)», esclareceu a autarquia.

Segundo explicações dadas por Paulo Inácio, «o problema deve-se ao facto dos técnicos terem elaborado o PDM à escala de 1.25 [1:25000] e os do POOC a 2.0 [1:2000], mas quando houve necessidade de transpor a escala utilizada por Alcobaça para os 2.0 [1:2000], por causa do processo de revisão do POOC, verificou-se que as medidas não correspondiam».

O POOC vigora entre a costa do mar e o espaço urbano do litoral, mas para funcionar em articulação com os vários PDM é necessário que as escalas utilizadas sejam coincidentes entre ambos os documentos de ordenamento do território.

Esta discrepância chegou a impedir que os proprietários dos novos loteamentos legalizassem as respetivas habitações.

O executivo camarário atribuiu, entretanto, às áreas afetadas da Pedra do Ouro o estatuto de “interesse municipal” e espera que o Governo aceite a alteração, para que a medida corretiva entre em vigor.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Obras na ETAR das Paredes da Vitória

Finalmente estão em execução as obras de arranjos exteriores e dos sanitários no edifício da ETAR das Paredes. As fotografias foram tiradas ontem. Será a prenda de Natal para as Paredes da Vitória?







Assembleia Municipal – Assuntos sobre a freguesia

Câmara quer gerir e cortar pinhais nas Alvas da Freguesia de Pataias

A última Assembleia Municipal, decorrida no passado dia 20 de Dezembro, teve como principal ponto a discussão do orçamento para 2012. Este, com um valor de 56,6 milhões de euros, acabou por ser aprovado por maioria. A reportagem aqui.
Foi também uma Assembleia fértil no que concerne a assuntos sobre a freguesia de Pataias.
Pedra do Ouro e Água de Madeiros

Em primeiro lugar, quatro dos pontos da ordem de trabalhos estavam relacionados com alterações a introduzir no PDM e a retificação dos perímetros urbanos de Água de Madeiros e da Pedra do Ouro, para adaptação do PDM ao POOC Alcobaça-Mafra.
O problema, detetado há alguns meses estava relacionado com a transposição de escalas entre os diferentes planos: o PDM a 1:25000 e o POOC a 1:2000. Uma vez que o mesmo foi identificado pela Câmara Municipal, esta, legalmente, pode propor a sua correção e a Assembleia Municipal ratifica-la. Neste processo foram consultadas a Profª Dra. Fernanda Paula Oliveira (especialista em legislação relacionada com Ordenamento do Território e Urbanismo) e CCRD e o INAG que concordaram com a correção do erro de escalas. Foram ainda classificados de Relevante Interesse Público Municipal os restantes lotes daquelas duas localidades que não foram abrangidos pela retificação do PDM, para que assim todas as construções que foram realizadas possam vir a ser legalizadas. As propostas foram todas aprovadas por unanimidade.
Paulo Inácio mostrou-se ainda convicto que as ações que se encontram a decorrer nos tribunais serão assim resolvidas e que não aparecerão outros casos. Esclareceu ainda que este problema relacionado com a correção das escalas e retificação dos perímetros urbanos se aplica a toda a orla costeira, pelo que serão necessárias correções para os outros perímetros urbanos existentes (Paredes, Mina, Vale Furado, Légua e S. Martinho do Porto).

Rotunda/ fonte luminosa de Pataias com manutenção de 24000 euros

Foi confirmado que o valor da intervenção (manutenção) da mesma pode ir até aos 24000 euros. O executivo foi acusado pela bancada do PS de ter mais interesse em ornamentos que em tratar das necessidades básicas do concelho.

Saneamento Básico dos Pisões não irá arrancar em 2012

Não está previsto para 2012. O presidente da Câmara afirmou que perante os constrangimentos financeiros existentes teve de tomar opções e que entre o abastecimento de água (às freguesias da Vestiaria, Bárrio e Cela) e o saneamento (para os Pisões), optava pela água «todas as verbas disponíveis foram canalizadas para a água».

Estrada Pataias – Alcobaça

«Eu também passo naquela estrada. Tenho de ir ao norte do concelho porque é o meu dever». Foi assim que Paulo Inácio se referiu ao seu conhecimento do estado da estrada de Pataias-Gare ao Casal da Areia. Voltou a reafirmar que a questão é de difícil solução e que a mesma pode estar numa alteração aos limites administrativos entre os concelhos de Alcobaça e Nazaré, de forma a passar toda a extensão da estrada para o município.

Livro Verde da Reforma Administrativa e a extinção de freguesias

O executivo não se quis pronunciar sobre a alegada extinção de freguesias. Paulo Inácio apenas referiu que a «atual matriz é inaceitável» e que «outra matriz vai existir para as freguesias do concelho de Alcobaça».

Politica Cultural

Paulo Inácio reafirmou que sempre defendeu a ideia da promoção dos artistas locais, apontando o exemplo que pela primeira vez, em 2011, estes estiveram presentes na feira de S. Bernardo.
Mas a questão que não foi colocada e que faço eu: Para quando o pagamento dos subsídios às coletividades relacionadas com a cultura? É que, de acordo com alguns dirigentes dessas coletividades, já vão quase dois anos de atraso.

Alvas de Pataias, Mina do Azeche e Senhora da Vitória

Quanto a mim, o ponto mais interessante da sessão. A respeito do orçamento de 2012 e da receita, Paulo Inácio referiu-se aos cerca de 1000 ha das Alvas na freguesia de Pataias. Disse que estava junto dos Serviços Florestais a tratar da passagem destes terrenos para a gestão direta da Câmara. Encara isto como um processo de boa gestão da coisa pública e uma janela de oportunidade para a criação de receita no município. A venda de matéria-prima a uma empresa (grande investimento) que se irá instalar no Casal da Areia é uma possibilidade. Defendeu que um desbaste de forma equilibrada, sustentável e racional trará um bom retorno financeiro.

Eu percebo Paulo Inácio. É de facto uma possibilidade de inventar receita numa época de vacas escanzeladas. No entanto, algumas questões:

1 – Se as Alvas deixarem de ser geridas pelo Estado Central e forem entregues à Câmara, não haverá nenhuma indemnização a pagar pela Autarquia? É que as despesas de plantação e manutenção (até hoje) foram asseguradas por esse mesmo Estado. Quanto é que isso custará?

2 – Quais é que serão os custos de gestão associados à propriedade de mais de 1000 ha de floresta? Que garantias dá a Câmara que depois de feitos os desbastes e cortados os pinheiros, fará novas plantações e, mais importante, manterá os pinhais limpos?

3 – A passagem da gestão destes 1000 ha, muitos deles com vista para o mar, é apenas na ótica de racionalização e de gestão dos recursos florestais ou tem outros objetivos, nomeadamente a construção e a urbanização?

4 – Da eventual receita a obter pelos desbastes e cortes, quanto dinheiro ficará em Pataias? Qual a percentagem que a Câmara Municipal garante que será aplicada, direta, única e exclusivamente, na freguesia de Pataias? É que se assim não for, será mais um roubo que Alcobaça faz ao nosso património, para pagamento de despesas das quais não usufruímos.
É que a história está cheia de casos destes. A venda da Alva de Pataias à Cibra, nos anos de 1960, o corte de pinhais na passagem das décadas de 1980/1990 e a venda da Mata à Secil em 2005. Bem, aqui foi diferente. Usámos esse dinheiro para pagar umas piscinas iguais àquelas que a Câmara construiu e pagou na totalidade noutros locais do concelho.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Assembleia de Freguesia de Pataias

Assembleia de Freguesia de Pataias na próxima 2ª feira pelas 21h.

Ainda a co-incineração em Pataias

Ainda a mesma notícia, desta vez na Rádio Cister.

Alcobaça de fora da co-incineração de resíduos perigosos
A Secil de Pataias não irá receber qualquer queima de resíduos industriais perigosos. A garantia foi dada à Câmara Municipal.
«A co-incineração, que esteve recentemente em consulta pública e incluía a cimenteira de Pataias, referia-se, no caso do concelho de Alcobaça, apenas à queima de resíduos normais», explicou Paulo Inácio, presidente da Câmara Municipal, depois de ter recebido a informação por parte da cimenteira, que por sua vez havia requerido explicações sobre todo o processo.
Pelo meio desta «não notícia», como apelidou Paulo Inácio, surgiu um advogado, Castanheira de Barros, que levantou a questão de Alcobaça nunca ter aderido a uma comissão de pessoas e municípios que se insurgiam contra a co-incineração, sendo mesmo a única autarquia a ter ficado de fora.
O autarca de Alcobaça reuniu com o causídico, que lhe confirmou não ter sido criada nenhuma entidade, nos últimos meses, com tal propósito.
Perante essa confirmação, Paulo Inácio volta a afirmar que Alcobaça nunca poderia aderir a algo que não existe e que, como tal, também nunca poderia ter surgido qualquer convite.
Entretanto, o Município de Alcobaça continua à espera de uma resposta da Agência Portuguesa do Ambiente, entidade responsável pela consulta pública sobre a co-incineração. Sobre esta última matéria, Paulo Inácio assegura que se manterá “vigilante”.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Comandante dos BV Pataias na Liga Portuguesa de Bombeiros

A notícia é da Rádio Cister

Mário Cerol e Nélio Gomes na Liga Portuguesa de Bombeiros
Mário Cerol, comandante dos Bombeiros de Alcobaça, e Nélio Gomes, dos Voluntários de Pataias, tomam posse dentro de um mês dos respetivos cargos nos órgãos sociais da Liga Portuguesa de Bombeiros.
Se no caso de Mário Cerol se trata de uma continuidade, no conselho jurídico, já Nélio Gomes assume pela primeira vez um cargo na estrutura representativa dos Bombeiros Portugueses.
O convite para integrar o conselho superior consultivo surgiu por parte da lista de Jaime Soares, o novo presidente da Liga dos Bombeiros. Nélio Gomes refere que o interesse no seu nome surgiu por causa da experiência que vem acumulando, quer como comandante da corporação de Pataias, quer como presidente da Federação dos Bombeiros de Leiria.
A tomada de posse da nova direção e restantes órgãos sociais está marcada para 8 de Janeiro de 2012.

Água de Madeiros


A fotografia é do jppsaopedro

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

AD Ferraria volta a perder

Foi a 3ª derrota consecutiva da AD Ferraria. Desta feita, na deslocação ao líder Landal, uma derrota tangencial por 0-1 atirou a equipa para o 6º lugar.
A equipa, depois de um bom arranque no campeonato, continua a somar os mesmos 11 pontos (8J;3V2E3D;21-22).
Mais informações em: http://www.infutsal.com/1-divis-o-sul/resultsranking/68-1o-divisao-zona-sul/990

Burinhosa empata

Um empate caseiro 3-3 frente ao líder Fabril do Barreiro deixou quase tudo na mesma na frente da classificação.
A equipa da Burinhosa é 3ª classificada com 19 pontos (10J;6V1E3D), os mesmos que o Cascais e menos 2 que os Torperdos e menos 4 que o Fabril do Barreiro.
Na próxima jornada, a 14 de Janeiro, uma deslocação até aos Torpedos, na disputa directa por um lugar de subida.
Mais informações em: http://www.infutsal.com/2-divis-o-serie-b/resultsranking/65

CD Pataiense perde e cai ao 4º lugar

Uma derrota por 1-2 na recepção ao GD Guiense atirou o CD Pataiense para o 4º lugar da classificação, ultrapassado pelo mesmo Guiense e pelo Portomosense.
A equipa mantém os mesmos 21 pontos (11J;6V3E2D;28-12), menos 7 que o primeiro classificado, o Alqueidão da Serra e mais 2 que Nazarenos e GRAP/Pousos.
Mais informações em: http://futeboldistritaldeleiria.blogspot.com/2011/12/11jornada-divisao-de-honra-20112012.html

domingo, 18 de dezembro de 2011

Concerto de Natal da Filarmónica na Igreja Paroquial

A Filarmónica de Pataias ofereceu ontem, pelas 18h, um concerto de Natal na Igreja Paroquial de Pataias.
Do reportório constou algum canto, algumas peças de metais e clarinetes, passando por Michael Jackson e, como é óbvio, algumas músicas de Natal.
Se no passado dia 8 na FAE da Marinha Grande, os jovens músicos da Filarmónica já haviam proporcionado um bom concerto, ontem estiveram ainda melhores (sem esquecer a excelente acústica da igreja paroquial).
Uma hora de música sublime.