Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Co-incineração em Pataias

Da edição 956 do Região de Cister de 15 de Dezembro, ainda os ecos e explicações da co-incineração.

Secil garante que não faz co-incineração de matérias perigosas em Pataias

A Fábrica Cibra-Pataias executa acções de co-incineração de resíduos industriais banais, como CDR ou pneus, e biomassa vegetal, "não estando prevista a co-incineração de resíduos industriais perigososa", assegura a Secil.

A empresa garante ainda que não equaciona iniciar o processo de queima de resíduos perigosos no concelho de Alcobaça, como acontece na unidade do Outão.

A Secil lembra também que o processo de consulta pública relativo à co-incineração em Pataias "decorreu dentro da legalidade, e com toda a normalidade, não sendo de conhecimento da empresa a existência de qualquer pedido de informação que não tenha sido respondido".

Entretanto, o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, reuniu esta semana com o advogado Castanheira Barros, representante de uma comissão que inclui várias câmaras municipais, associações ambientais e grupos de cidadãos e que pretende travar a co-incineração de matérias perigosas em alguns locais do País. O encontro surgiu depois de, em notícia publicada na passada semana, Castanheira Barros ter garantido que a Câmara de Alcobaça não tinha respondido aos pedidos de reunião, enquanto Paulo Inácio disse que não recebeu qualquer pedido.

"Estou contra a queima de resíduos industriais perigosos, mas neste momento não posso estar contra o que não existe", afirmou Paulo Inácio esta segunda-feira na reunião do executivo. Na mesma reunião, os vereadores do PS, Jorge Agostinho, e da CDU, Rogério Raimundo, pediram à maioria social-democrata que, numa acção consertada com a empresa e o Ministério do Ambiente, informe os cidadãos dos níveis de poluição do ar e que transmita dados, de forma periódica, "para descansar a população".

1 comentário:

  1. O que eu acho curioso é que agora TODOS fazem um grande barulho. são os vereadores, é o presidente, é a rádio cister e até o jornal região de cister. mas a verdade é que teve de ser o sapinho gelásio a levantar a lebre e a exigir explicações senão estavam todos calados que nem RATOS.
    Obrigado Paulo pelo serviço que nos (em)prestas.

    Xarréu doo Coreto

    ResponderEliminar