Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sábado, 31 de dezembro de 2011

Pataias – O ano de 2011

Uma reflexão sobre o ano de 2011 na freguesia de Pataias, com base nos posts colocados aqui no Sapinho Gelásio.

Pedra do Ouro
Depois de muitas expetativas, gorou-se quase que de forma definitiva, a instalação do Golfe do Camarção, na zona do Pinhalinho, na Pedra do Ouro.
A não apresentação do Plano de Pormenor em prazo útil (até 30 de Abril de 2011) foi uma das razões, a que não poderemos deixar de juntar as diretrizes do PROT-OVT e daquilo que está previsto em termos de “carga” hoteleira não só para toda a região Oeste mas também para o Concelho de Alcobaça. Só havia espaço para um grande projeto e com dois previstos para S. Martinho e um para Pataias, a decisão política optou pelo Sul do concelho.
Na última Assembleia de Freguesia do ano, o presidente da Junta voltou a referir o projeto do Golfe, dizendo que os investidores privados ainda não desistiram da ideia.
A Pedra do Ouro foi ainda notícia pelos erros de cartografia e pela definição de lotes urbanos em zona REN, havendo a necessidade de retificar os perímetros urbanos, quer da Pedra do Ouro, quer de Água de Madeiros. A transição de escalas de 1:25000 para 1:2000 trouxe este problema para todo o litoral do município, que será resolvido durante o ano de 2012.
Ainda notícia na Pedra do Ouro foi a questão relativa à instabilidade das arribas e ao desejo de se construir sobre elas.

Coletividades e desporto
No desporto, o feito fantástico do CCRD Burinhosa que garantiu a subida à 2ª divisão nacional, onde está a fazer um bom campeonato, alcançando ainda o título de campeão distrital nos escalões mais jovens.
A ADR Ferraria desenvolveu ao longo de todo o ano um incansável conjunto de atividades, com o objetivo de tornar realidade, o mais cedo possível, o edifício da sua sede. Uma dinâmica difícil de igualar.
A Casa do Benfica de Pataias viu reconhecido o seu trabalho ao ser eleita como Casa do Benfica 2010.
A ABEOTL Pataias tornou realidade o seu sonho de construção de um lar. Mesmo sem apoios do Estado Central, lançou a primeira pedra e a construção avança a bom ritmo para uma conclusão ainda em 2012.
A Filarmónica de Pataias promoveu um conjunto de atividades associadas à sua escola de música e concertos que ofereceu à população ao longo de todo o ano, incluindo uma aparição do mítico conjunto musical “Pingo Morango” numa noite de aniversário e muita chuva na praia das Paredes.
E ainda a equipa de Pentatlo Moderno de Pataias que tem obtido excelentes resultados desde que iniciou a sua atividade. Títulos de campeões nacionais e chamadas a estágios das seleções nacionais começam a ser hábitos quotidianos para os jovens atletas. Uma palavra especial de reconhecimento pelo seu trabalho para o treinador (pataieiro) Pedro Amorim.

Eventos
O Encontro Nacional de Bicicletas Antigas, na Burinhosa, cumpriu a sua oitava edição. O sucesso da iniciativa é tal que merece já destaque na imprensa nacional e o número de inscrições tem ser limitado.
Os campeonatos nacionais de estrada em ciclismo conheceram a sua edição na estrada atlântica que liga Pataias às Paredes. O sucesso da prova deixou a vontade entre a organização de repetir o evento no ano de 2012.
Decorreu ainda a 7ª Concentração Tuning Pataias, uma vez mais com enorme espírito de solidariedade.
Foi ano ainda das tradicionais festas de Nossa Senhora da Vitória e do Sagrado Coração de Jesus. Estas, inevitavelmente ligadas à polémica do alegado não convite e consequente não participação da Filarmónica de Pataias nos festejos, substituída por outro grupo de Pataias com alegadas ligações aos festeiros. No blogue valeu mais de 3 dezenas de comentários, uns mais violentos, outros mais irónicos, outros mais apaziguadores. O que é certo é que foi assunto que não deixou ninguém indiferente e a prova de que as festas do Sagrado ainda encerram significado especial para as gentes de Pataias.

Paredes da Vitória
Uma vez mais, destaque em toda a linha no blogue. Foram vários os acontecimentos desde as festas organizadas pela recuperada AMA (Associação de Moradores e Amigos), ao Paredes Beach Party e concerto (na praia) dos Moonspell; ao voltar a hastear a Bandeira Azul e à magnífica exposição fotográfica “Memórias das Paredes”. Pelo meio, a construção de um parque de estacionamento junto à capela da Sra. da Vitória, o assinalar o restaurante-marisqueira “O Tonico” como referência na gastronomia nacional e o anúncio do livro “Mina do Azeche, património à beira-mar esquecido” do Tiago Inácio.
Mas não podemos esquecer que o trânsito continuou complicado durante os fins-de-semana e que os visitantes da praia continuam a evidenciar falta de educação e civismo no que se refere ao estacionamento. Este foi mais um ano sem casas de banho públicas e onde a incúria das entidades oficiais (ARH Tejo, INAG, Câmara Municipal e até Junta de Freguesia) deixaram que o mar e o rio destruíssem as obras de proteção às dunas junto à marginal das Paredes.

Unidade de Saúde Familiar Pinhal do Rei
Regressou a Pataias dez meses depois de estar a funcionar na Martingança e depois da Junta de Freguesia ceder as suas instalações. Depois de muitas promessas e de ameaças de ação enérgica por parte da população, lá foi transferida, apetece dizer, pela calada da noite, da Martingança para Pataias. Fechou o posto de atendimento na Martingança, alegadamente por falta de meios humanos. Em Pataias, os meios materiais necessários também ainda não chegaram todos.

Cibra/ Secil
Indissociável de Pataias, do bom e do mau que por aqui se passa.
Depois das piscinas municipais, fala-se agora da comparticipação na construção do futuro centro escolar. Há até quem diga que tal dinheiro já deu entrada nos cofres da Câmara Municipal, assunto que é desconhecido pelo executivo da Junta de Freguesia e considerado como muito improvável na última Assembleia de Freguesia.
Mas o destaque vai para um processo de consulta pública à coincineração na Secil-Pataias que ia passando despercebido e pela notícia de que a Câmara Municipal havia recusado participar num encontro (com outras autarquias e agentes) sobre a coincineração com a ministra da tutela. Neste caso, Câmara e Secil desdobraram-se em explicações e ficou a garantia de que a coincineração de resíduos industriais perigosos nunca esteve, nem está, prevista para Pataias.

Valter Ribeiro
Quase cem anos depois de José Cupertino Ribeiro Júnior, Pataias volta a ter um deputado da nação. O presidente da Junta de Freguesia de Pataias acabou por ser repescado para a Assembleia da República depois de se ficar por um modesto 8º lugar na lista distrital.
Espera-se que no desempenho das suas funções traga para a região, para o município (e por acréscimo, para a freguesia) investimentos e oportunidades que se têm esgueirado. Espera-se, acima de tudo, que contribua para uma real justiça social, para uma diminuição das desigualdades, para a construção de um país mais justo, mais equilibrado, com igualdade de oportunidades para todos independentemente das suas origens. Para um país onde o valor real do trabalho seja (re)conhecido e que através dele cada cidadão possa concretizar o seu projeto de vida. Sem esquemas, sem compadrios, sem padrinhos. Onde o valor de cada um é intrínseco a si mesmo e não a quem, ou a o que é que, o rodeia. Para já está intimamente associado à concordância e obediência para com as duras medidas impostas pelo Governo, de destruição do Estado Social, do empobrecimento forçado dos cidadãos deste país, do alargar do fosso entre ricos e pobres, alegadamente para controlo e pagamento da dívida.
Otelo Saraiva de Carvalho, depois da revolução na década de 1970, encontrou-se com Olof Palme, o mais mítico e incontornável nome da social democracia nórdica. Quando questionado por Palme sobre o que pretendia para Portugal, Otelo respondeu prontamente «Acabar com os ricos». Olof retorquiu tranquilo «Na Suécia, queremos acabar com os pobres».

Sapinho Gelásio
Cumpriu o seu segundo aniversário, e registou durante todo o ano um mínimo de mais de 2000 acessos por mês. Pelo meio, ultrapassou um total de 50.000 visitas, de 100.000 visualizações de páginas e 1500 posts. Apenas no ano de 2011, foram contabilizadas cerca de 33900 visitas e quase 590 posts, atualizados diariamente.

De Pataias, Para Pataias, Por Pataias.

Bom ano de 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário