Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sábado, 17 de dezembro de 2011

Mina do Azeche - Património à beira mar esquecido - lançamento para Março

Do número nº956 a notícia oficial da edição do livro "Mina do Azeche - Património à beira mar esquecido"

Burinhosa
Tiago Inácio deverá lançar livro em Março


‘Mina do Azeche - Património à beira mar esquecido’, o livro de Tiago Inácio, deverá ser lançado em Março, disse o jovem da Burinhosa ao REGIÃO DE CISTER. “Tudo indica que será no final de Março, altura da comemoração dos 167 anos da redacção do 1º Alvará, a27 de Março de 1844”, explica o autor.
A Junta de Freguesia encarregou-se do financiamento da edição da obra, que será impressa pela Gráfica Pessoa.
O livro de Tiago Inácio versa sobre a mina que laborou junto a Paredes da Vitória de 1844 a 1848 e de 1856 a 1861. “Foi o primeiro local em Portugal de onde se extraiu asfalto (ou alcatrão), apesar de ser em bancos muito dispersos”, explicou o jovem em Setembro ao jornal.
A curta duração da actividade da mina é justificada com a pouca utilização que se fazia daquela matérias-primas na época, em Portugal.

Comentário

Apraz-me dizer duas coisas.
A primeira, um elogio ao Tiago. Pelo seu entusiasmo, persistência, gosto pelo conhecimento, disponibilidade. A edição de um livro de investigação histórica aos 21 anos é notável. Impressionante até, se tivermos em conta que a formação académica do Tiago na área (História) se fica pelo 9º ano. Mas a obra que produziu está bem feita, bem documentada e não deixa muito espaço para dúvidas relativamente ao que lá está escrito. A pesquisa histórica, as fontes (confirmadas) estão lá todas. É uma obra de qualidade inegável. Digo mesmo que, atendendo às circunstâncias do autor, é uma obra extraordinária. E a primeira que se publica sobre Pataias e a sua freguesia.
A segunda, à Junta de Freguesia de Pataias. Tendo tomado conhecimento da existência do projeto, desde logo se mostrou interessada e assegura agora os custos integrais da publicação. É também com estes gestos que o poder político contribui para o desenvolvimento da sua terra, que constrói uma freguesia mais rica, mais poderosa, mais orgulhosa das suas origens e da construção da sua identidade. Muito bem.
Excelente.

2 comentários:

  1. É notório o empenho que o Tiago demonstra para este tipo de actividade. Amigo pessoal recente, desde logo notei apetência para tudo o que esteja relacionado com a história, deste modo grado aquela que diz respeito á nossa terra , à nossa gente. Qualquer apoio, nunca será demais, um autor, seja em que género de arte se englobe, fica contente, fica engrandecido, fica grato... Um abraço ao Tiago e aos que apoiam esta iniciativa, quer na edição, quer na aquisição do livro. (muito importante).

    "Agnelo Ferreira"

    ResponderEliminar