Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

domingo, 4 de dezembro de 2011

A eletrificação da freguesia


Mais um trabalho do Tiago Inácio no “Pataias à Letra”, edição de Dezembro de 2011.

Electricidade em Pataias

No dia 23 deste mês de Dezembro, celebram-se 58 anos da electrificação da Igreja de Pataias. Aqui fica uma abordagem histórica da electrificação da freguesia de Pataias.
Tudo indica, que a electricidade chegou à nossa freguesia no inicio dos anos 50, provavelmente em 1952. Sabe-se que a electrificação de Pataias é vítima de invejas na altura, por ser das primeiras freguesias do concelho a receber electricidade, na qual o padre Franklin, critica como “Esta coisa de dor de cotovelo é um mal que só o pó de cemitério cura”. No entanto a electricidade nesta altura apenas chegava a algumas habitações.
Só a 27 de Dezembro de 1953, é inaugurada e electrificação da Igreja paroquial de Pataias, com o apoio da Cibra, na qual esta contribuiu com os postes de betão armado, construídos com o seu cimento.
Só a partir do ano de 1956, é que as outras localidades da freguesia começaram a ser electrificadas. A Martingança e Martingança – Gare começa a receber “luz eléctrica” em Março de 1956. Pataias-Gare começa a ser electrificada no final de Abril sendo oficialmente inaugurada com pompa e circunstância a 22 de Maio. 
Em Março de 1959 procede-se em Pataias a uma remodelação de todo o sistema eléctrico, de modo a chegar a todas as habitações. Ainda no mesmo ano, é publicado o plano de obras da Câmara de Alcobaça, onde se encontra a electrificação da Burinhosa como sendo um prioridade, no entanto a electricidade só chegou à Burinhosa por volta de 1962.
Só a 23 de Maio de 1971, é que é inaugurada a electricidade nas últimas localidades da freguesia, a localidade da Mélvoa e Paio, e muito provavelmente os Pisões.

Fontes:
Diversos números dos Jornal “Voz da paróquia”

Uma adenda minha à investigação do Tiago

Em 1942 a Empresa Vidreira de Pataias instala uma central termoeletrica com 37 kW de potência, que passa a serviço público em 1943. Entre 1943 e 1949 a Empresa Vidreira de Pataias foi fornecedora e distribuidora de energia elétrica. A partir de 1949 a empresa passa a receber energia da Sociedade Electrica do Oeste Lda.
De acordo com as “Estatísticas das instalações eléctricas em Portugal, 1828-1950” a eletrificação em Pataias é feita em 1944. Provavelmente, digo eu, em função da Empresa Vidreira de Pataias ser fornecedora e distribuidora de energia elétrica.
A 23 de Maio de 1971 é inaugurada a eletrificação na Mélvoa e Paio e a 24 de Agosto de 1972 é inaugurada a eletrificação em Paredes da Vitória.
A inauguração da luz elétrica nas Paredes foi feita pelas 18h, estando presentes o representante do Governador Civil de Leiria, o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, o diretor da Federação de Municípios, o diretor dos Serviços Florestais e Aquícolas e outras «altas individualidades oficiais e religiosas», sendo que «a todos foi oferecido um beberete».
A eletrificação das praias da Légua e Falca ocorre já na segunda metade da década de 1980, em 1987. A eletrificação de Vale Furado ocorre no início do Verão (Maio-Junho) de 1995.

3 comentários:

  1. A 03 de Dez de 2011 inaugurada a iluminação do adro da igreja. Bom trabalho nesta magnifica obra.
    Três sugestões: colocar luzes nos relógios, focos a incidirem na parte superior da torre e iluminação dos vitrais.
    No interior voltar a pendurar os candelabros, será que ainda existem?


    Àrrã da Lagoa

    ResponderEliminar
  2. Eletrificação da Moita, 28 de Maio de 1954

    ResponderEliminar
  3. Corrijo. Eletrificação da Moita, 19 de Dezembro de 1954. Voz da Paróquia nº25 Dezembro 1954

    ResponderEliminar