Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Bárbara Coelho Atleta Revelação Feminina 2011 no Pentatlo Moderna

A (muito) jovem atleta Bárbara Coelho, em Representação da equipa de Pentalo Moderno de Pataias, foi escolhida pela Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno como Atleta Revelação Feminina CSJ 2011.
O destaque está no site da Federação em: http://www.fppm.pt/fppm/BarbaraCoelho.pdf

Bárbara Coelho
Atleta Revelação Feminina CSJ 2011




“Nasci no Hospital de S. João em Paranhos, na cidade do Porto, no dia 1 de Abril de 1999.
Mudei-me para Pataias quando tinha 1 ano, apesar de ter quase toda a minha família no Porto.
Tenho o meu irmão Ricardo com 7 anos a praticar também pentatlo em Pataias.
No ano de 2004, comecei a minha formação escolar na escola EB1 de Pataias.
Nessa altura, já eu tinha aquela “paixão” pelo desporto: aos 3 anos de idade comecei no ballet em Pataias e também iniciei a pratica de natação nas piscinas da Maceira. Antes de iniciar o segundo ciclo escolar, frequentei aulas de Kempo em Pataias durante um ano inteiro.
Para além do desporto também me interesso bastante por Artes, principalmente por desenho e pintura.
Em 2009, na passagem para o 5º ano de escolaridade, iniciei os estudos no IEJ - Instituto Educativo do Juncal, onde até agora consegui tirar óptimos resultados a nível escolar. Foi nesse mesmo ano que comecei a praticar desporto mais a serio. No meu primeiro ano (5º ano) no Instituto, comecei a participar em provas de Corta-Mato onde obtive bons resultados, pois consegui atingir as finais. Cheguei a fazer alguns torneios de voleibol e muitas provas de atletismo.
Nesse ano (2010), entrei para o Pentatlo Moderno de Pataias, onde fui muito bem recebida e onde fiz grandes e novas amizades, tanto a nível da equipa bem como em relação às equipas adversárias.
Prova CSJ Gaia2010 com amigas concorrentes No ano seguinte, aos 12 anos, continuando os estudos na mesma escola, entrei para Ginástica Artística e Acrobática, onde obtive bons resultados em provas e concentrações de Ginástica. Durante o próximo ano letivo, o objetivo é conseguir entrar na equipa de ginástica de grupo.
O Grupo de Ginástica participou em concentrações, Prova Nacionais e Regionais conseguindo resultados bastante bons. Agora faço Ginástica Artística/Acrobática e Pentatlo Moderno ao mesmo tempo. Como pentatleta, desde início até agora, tenho melhorado os meus resultados, conseguindo chegar ao 4º lugar logo no meu primeiro ano (2010), no escalão de Infantis Femininos.
A meio do ano realizei duas provas de atletismo: uma na Maceira, onde consegui o 1º lugar no escalão de Iniciados (no escalão acima); e na outra consegui também o 1º lugar mas desta vez era uma actividade escolar:”MegaSprint”, onde também fui às finais conseguindo sair também vencedora.
Mas neste ano de 2011, foi o ano em que obtive o melhor resultado como pentatleta: Campeã Nacional com o 1º lugar no Campeonato Nacional Super Jovem e ter sido também aclamada “Atleta Revelação Feminino do Ano” pela Federação (FPPM). Por fim, neste mesmo ano, tive a oportunidade de competir com atletas internacionais (atletas inglesas) onde consegui alcançar o primeiro lugar.
Espero continuar assim para o ano, dando o meu melhor, treinando bastante e ganhando cada vez mais confiança para continuar e para ir mais além do que já consigo fazer.
Só tenho de agradecer á minha família e aos meus colegas de equipa, porque me deram um grande apoio ao longo destes dois anos, especialmente aos meus pais que me deram toda a confiança, todo o apoio e todo o esforço que fizeram por mim ao acreditarem sempre que eu conseguia. E sem esquecer, também tenho um especial agradecimento aos meus treinadores que foram responsáveis pelo meu rendimento desportivo.”

Prova CSJ Gaia2010 com amigas concorrentes

Prova CSJ Sines2011 - tiro/combinado

Prova CSJ Colegio Militar2010 - corrida


Prova CSJ Sines2011

Prova CSJ Colegio Militar2011 - Campeonato Nacional da Juventude - 1º lugar

Em competição com atletas de outros países

Pentatlo Moderno Pataias - Treinador Pedro Amorim

1 comentário:

  1. Devemos todos estar orgulhosos de termos bons atletas a serem referenciados. Parabéns á Bárbara e ao seu treinador Pedro Amorim, pelo excelente trabalho que tem feito na modalidade

    ResponderEliminar