Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

As ideias para Pataias do PS (CMA) e PSD (JFP)

A quatro dias das eleições, os serviços de correios não fizeram chegar até minha casa alguns dos programas eleitorais: CDU para a Câmara, Assembleia Municipal e Assembleia de Freguesia, PS para a Câmara e Assembleia Municipal e PSD para a Assembleia de Freguesia.

Se no caso da CDU as propostas para a governação do município são já conhecidas há muito (basta ter acompanhado as intervenções e coerência do Rogério Raimundo ao longo dos últimos anos), já as do PS e as do PSD são novidades.

O PS Alcobaça vem para estas eleições muito fragilizado devido às lutas internas. A sensação de quem está de fora é que foi, por um lado, uma guerra terrível, sem olhar a meios, pelo poleiro municipal; por outro, uma caça aos gambuzinos para encontrar alguém suficientemente corajoso para avançar como cabeça de lista pela Assembleia de Freguesia.
O compromisso eleitoral de Acácio Barbosa apela à relação com as pessoas, ao diálogo, abordando a criação do Gabinete do Munícipe. Mas um Gabinete do Munícipe, localizado em Alcobaça, não será solução, pois não vai aproximar as pessoas ao Executivo.
Relativamente a Pataias, Acácio Barbosa, propõe, por exemplo reuniões regulares com as freguesias e descentralização de competências. Garante que irá tratar todos da mesma maneira, mesmo se forem do PSD? Que peso terão as freguesias na definição do orçamento municipal?
A educação e cultura estão cheias de boas intenções. Mas garante transporte directo para Alcobaça, para os alunos da Martingança, Burinhosa e Pataias? Equaciona o transporte colectivo para as crianças de Água de Madeiros, Pedra do Ouro, Paredes, Mina, Vale Furado e Légua? Centro Cultural de Cister, Museu de Cister, Museu do Vinho, Casa Museu Vieira Natividade, Museu Municipal de Alcobaça, Cistermúsica – todos eles serão em Alcobaça? Não há espaço nas freguesias (Benedita, S. Martinho do Porto, Pataias) para alguns deles? Ou a cultura é para ficar na sede do concelho?
Fala da criação do parque ecológico da lagoa de Pataias e no turismo limita-se à criação de um roteiro dos antigos portos dos coutos de Alcobaça. Onde está a valorização do litoral da freguesia?
Mas eu pergunto: os acordos com a Águas do Oeste e a exploração da água no vale de Paredes, como é que vão ficar? A Zona Industrial de Pataias, em que condições concorrerá com a do Casal da Areia? A Filarmónica de Pataias, e a sua escola de música, terá tratamento idêntico à Escola de Música de Alcobaça?

Há depois o programa do PSD à Junta de Freguesia de Pataias. Ou melhor, da falta dele.
O Valter Ribeiro fala da obra feita. Alguma dessa obra, não se percebe se é conquista da Junta de Freguesia, ou se é dádiva da Câmara Municipal. A Junta e Câmara, em Pataias, nos últimos oito anos, quase que se confundiram.
E não sei se a Junta de Freguesia de Pataias acabou por ficar a ganhar, ou se se limitou a fazer o jeito em alguns negócios, viabilizando iniciativas da Câmara que de outra forma não as faria (por exemplo, as Piscinas Municipais DE Pataias).

Não faz grandes promessas, apenas um elenco de obras e projectos que quer concretizar: Av. Rainha Santa Isabel, Centro Escolar, alargamento da Zona Industrial – mas estas não são já obras que avançarão nos próximos 4 anos, independentemente dos partidos que estiverem no poder da Junta ou da Câmara? Qual é a mais valia?
Para bem de Pataias, os próximos 4 anos não se podem limitar à concretização de promessas realizadas em 2005, pelos seus amigos da Câmara PSD.

Sem comentários:

Enviar um comentário