Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Requalificação da Av. Rainha Santa Isabel - ciclovias

Relativamente à requalificação da Av. Rainha Santa Isabel há ainda algumas questões a considerar depois do meu post anterior.

No seu programa eleitoral, o PSD faz menção à construção de ciclovias entre a Estrada Atlântica e a Burinhosa e Pataias – Pataias-Gare (pela rua da Estação). Ora, não faz sentido propor construção de ciclovias para quase toda a freguesia e depois fazer uma requalificação urbana (Av. Rainha Santa Isabel), sem ter isso em conta.


Não há, em todo o projecto, uma única linha ou menção à circulação das bicicletas. Será isso coerente com as restantes promessas eleitorais destes mesmos executivos PSD?


O actual projecto vai condicionar todo o trânsito em Pataias e obrigá-lo a passar por uma rotunda: trânsito da EN242, trânsito das laterais da EN242, trânsito da Av. da Lagoa, trânsito para a Rua de Alcobaça e até da Av. Sociedade Filarmónica e R. Nsa. Sra. da Vitória. Incluindo peões e… bicicletas. Todos têm de passar pela rotunda.

Hoje em dia a requalificação urbana procura devolver o centro das cidades e vilas aos seus habitantes, às pessoas, aos transeuntes; reduzir o tráfego automóvel, melhorar a qualidade ambiental e a qualidade de vida de quem habita os espaços urbanos. O actual projecto de requalificação da Av. Rainha Santa Isabel (que tem de resolver uma difícil equação), não parece ser mais que um tremendo gasto de dinheiro, para construir uma rotunda que se limita a cortar, afunilar e a complicar a circulação, e a vida, de todos os que vivem e passam por Pataias.

Não há espaço para as pessoas, para os peões, para as bicicletas.

Este projecto: não, obrigado.

5 comentários:

  1. Começando no post anterior, o 4º ponto faz referência ao estacionamento,(ou à falta dele),na minha opinião este problema está resolvido com os lugares de estacionamento da Av. da Filarmónica(precisamente em frente à Filarmónica e afins),ora tratando-se de uma avenida de sentido único, estaciona-se na berma e podemo-nos deslocar a pé para o centro da Vila, devolvendo o centro da Vila às pessoas como é referido neste post. Assunto resolvido. aaaaaa só um momento, parece que cometi uma gafe ...precisamente, acabo de ser informado de fonte segura que a Av. da Filarmónica é uma via de dois(2)sentidos!!!. As minhas humildes desculpas, mas com tantos veículos estacionados em plena faixa de rodagem nesta zona todos os dias,(que obriga a que o transito se faça apenas por uma faixa, alternando de sentido, só lá falta um semáforo para regular quem passa e quando),eu estava deveras convencido de que se tratava de uma via de sentido único.
    Fico-me por aqui antes que tenha outro lapso e mais uma vez as minhas desculpas...

    ResponderEliminar
  2. Pois é Francisco. Por isso é que eu defendo a necessidade de abrir duas novas ruas: do Mato Pinheiro à Av. da Lagoa e, mais importante, imprescindível até, da Av. da Lagoa até à R. Nsa. Sra. da Vitória. Algum do trânsito que passa pela Av. da Filarmónica já não teria de o fazer.
    Quanto ao estacionamento em plena via, qual é a solução?
    Mas uma coisa é certa: com o actual projecto da Av. Rainha Santa Isabel, a probabilidade de acontecer o mesmo (estacionamento em plena via de circulação), será muito grande.

    ResponderEliminar
  3. A solução penso que passa pela proibição do estacionamento, solução que segundo consta já foi tentada com a colocação de sinais de proibiçao de estacionar, sinais estes que desapereceram misteriosamente. Será que, em vez de sinais, não é melhor pintar um traço amarelo no chão, proibe o mesmo que os sinais e não é tão fácil de remover. Agora se o problema for a cor do traço, não seja por isso, faz-se um a petição a quem de direito para que se mude o traço para laranja, tanta passividade à falta de civismo é que não pode continuar...

    ResponderEliminar
  4. Côr-de-laranja? Onde foste buscar a ideia?;))))

    ResponderEliminar
  5. Para não revelar a minha(nossa) cor clubistica, esbatia com um pouco do AMARELO;))), o resto foi coincidência;)))

    ResponderEliminar