Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Elementos justificativos da venda da Alva de Pataias (1)

Elementos justificativos da venda da Alva de Pataias

Por nos parecerem dignos de interesse, resolvemos tornar públicos os documentos fundamentais respeitantes à venda de parte da «Alva de Pataias», efectuada pela Câmara Municipal de Alcobaça à CIBRA – Companhia Portuguesa de Cimentos Brancos, S.A.R.L.
A justificação do procedimento da Câmara resulta tão naturalmente dos referidos documentos, que não nos atrevemos a acrescentar quaisquer comentários. Que todos os possam apreciar e julgar com o devido conhecimento de causa – é o nosso desejo.
Alcobaça, Dezembro de 1961
O Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça
Joaquim Augusto de Carvalho


É assim que abre o livro, “Elementos justificativos da venda da Alva de Pataias”, editado pela Câmara Municipal de Alcobaça, em 1961.
O objectivo do mesmo era explicar e justificar a venda de parte da Alva de Pataias à CIBRA. Para que não houvesse dúvidas, e de forma a tornar todo o processo o mais transparente possível, foram publicadas as cartas e contactos escritos realizados entre as partes envolvidas.

Há dois ou três anos, uma nova venda de terrenos da freguesia de Pataias à CIBRA (ou melhor, à SECIL) foi feita. Na realidade, tirando as partes directamente envolvidas (Câmara de Alcobaça, Junta de Freguesia, SECIL), ninguém sabe os pormenores, nem a justificação da venda.
O exemplo desta publicação (feita no tempo da outra senhora, onde os direitos, liberdades e garantias eram efectivamente postos em causa) é um bom modelo a seguir.
É obrigação dos nossos autarcas, para além de melhorarem as nossas condições de vida, justificarem as suas acções aos seus concidadãos e também às gerações futuras. A publicação de uns eventuais “elementos justificativos da venda da Mata de Pataias”, pode ser, assim, uma das tarefas dos próximos executivos (Câmara e Junta), uma vez que os actuais não o fizeram.
Pataias, e a sua história, agradeceriam.

Quanto aos “Elementos justificativos da venda da Alva de Pataias”, irão ser transcritos, conforme a disponibilidade, aqui no blogue.

Sem comentários:

Enviar um comentário