Elementos justificativos da venda da Alva de Pataias
Por nos parecerem dignos de interesse, resolvemos tornar públicos os documentos fundamentais respeitantes à venda de parte da «Alva de Pataias», efectuada pela Câmara Municipal de Alcobaça à CIBRA – Companhia Portuguesa de Cimentos Brancos, S.A.R.L.
A justificação do procedimento da Câmara resulta tão naturalmente dos referidos documentos, que não nos atrevemos a acrescentar quaisquer comentários. Que todos os possam apreciar e julgar com o devido conhecimento de causa – é o nosso desejo.
Alcobaça, Dezembro de 1961
O Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça
Joaquim Augusto de Carvalho
É assim que abre o livro, “Elementos justificativos da venda da Alva de Pataias”, editado pela Câmara Municipal de Alcobaça, em 1961.
O objectivo do mesmo era explicar e justificar a venda de parte da Alva de Pataias à CIBRA. Para que não houvesse dúvidas, e de forma a tornar todo o processo o mais transparente possível, foram publicadas as cartas e contactos escritos realizados entre as partes envolvidas.
Há dois ou três anos, uma nova venda de terrenos da freguesia de Pataias à CIBRA (ou melhor, à SECIL) foi feita. Na realidade, tirando as partes directamente envolvidas (Câmara de Alcobaça, Junta de Freguesia, SECIL), ninguém sabe os pormenores, nem a justificação da venda.
O exemplo desta publicação (feita no tempo da outra senhora, onde os direitos, liberdades e garantias eram efectivamente postos em causa) é um bom modelo a seguir.
É obrigação dos nossos autarcas, para além de melhorarem as nossas condições de vida, justificarem as suas acções aos seus concidadãos e também às gerações futuras. A publicação de uns eventuais “elementos justificativos da venda da Mata de Pataias”, pode ser, assim, uma das tarefas dos próximos executivos (Câmara e Junta), uma vez que os actuais não o fizeram.
Pataias, e a sua história, agradeceriam.
Quanto aos “Elementos justificativos da venda da Alva de Pataias”, irão ser transcritos, conforme a disponibilidade, aqui no blogue.
Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário