Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Elementos justificativos da venda da Alva de Pataias (2)

De 1948 a 1953

CIBRA
Companhia Portuguesa de Cimentos Brancos

Pataias-Gare


31 de Dezembro de 1948

Exmo. Senhor

Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça

ALCOBAÇA


Ex.mo Senhor


Como sequência à troca de impressões com que V. Ex.a me honrou, venho solicitar da Câmara Municipal da digna presidência de V. Ex.a, a cedência onerosa de 143,45 hectares da mata Alva de Pataias, a Nascente da estrada da Nazaré à Marinha Grande.

Este terreno faz parte de um baldio camarário entregue aos Serviços Florestais e que pode ser excluído do regímen das matas nacionais, segundo informação dos mesmos Serviços, porquanto o povoamento silvícola, não encontrou solo propício.
Esta Companhia deseja adquirir este terreno para três fins principais:

1.º - Exploração de pedreiras de calcáreo, uma das matérias primas do cimento branco;

2.º - Construção de habitações para o pessoal e outros edifícios destinados à obra social que, necessariamente, se tem de criar no novo centro industrial
;
3.º - Construção de instalações fabris, respeitantes a outras indústrias subsidiárias da de cimento branco.
Como V. Ex.a sabe, a nova indústria do cimento branco, tornar-se-á a mais importante do Concelho, empregará algumas centenas de operários, fixará no Concelho, centenas de famílias, aumentará o nível de vida à população, em contacto com a fábrica, e fomentará, em todo o país, novas actividades. É uma indústria considerada de interesse nacional que aspira a contribuir, poderosamente, para o aumento do nosso comércio externo.

Não se trata, pois, de uma venda de terrenos camarários, produtivos, a um particular, mas sim a cedência, embora a título oneroso, de terrenos, sem grande interesse para a Câmara, em favor de uma entidade que vai contribuir, de maneira apreciável, para a melhoria das condições de trabalho e de remuneração do trabalhador do Concelho.

Por todas estas razões, estou certo que a Câmara da ilustre presidência de V. Ex.a, dignar-se-á estudar as condições de cedência dos referidos terrenos.
Se V. Ex.a estivesse de acordo, poderia a Câmara promover a exclusão do regímen florestal, dos 143,45 hectares, a que nos referimos, e solicitar da respectiva Direcção-Geral, uma avaliação dos terrenos e do respectivo arvoredo.

Agradecendo as gentilezas com que V. Ex.a honrou esta Administração, e a boa vontade em solucionar, rapidamente, os protestos da minha mais elevada consideração e sou


De V. Ex.a

Mui atenciosamente

Companhia Portuguesa de Cimentos Brancos

O ADMINISTRADOR-DELEGADO

a) Joaquim Matias

Sem comentários:

Enviar um comentário