Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Programa do Bloco de Esquerda para a Câmara

Recebi pelo correio os folhetos do Bloco de Esquerda, relativos à candidatura à Câmara de Alcobaça e Assembleia Municipal.
A análise das suas propostas de acção para o município, encontram-se num plano mais académico, que prático. Aparentemente, a prioridade do BE é defender e criar novas práticas de política autárquica, discutir e alterar a forma de como se governa o Município e não tanto as obras a concretizar.
Não deixa de apresentar algumas intenções: avançar propostas para revitalizar os meios de produção, defender a manutenção do Hospital de Alcobaça, alterar o acordo com a Águas do Oeste, novo plano para o turismo e integração com a Nazaré, dar voz aos munícipes, mais cultura, mais desporto. Em suma, quase tudo igual aos outros.
Propõe especificamente para a Câmara Municipal a distribuição equitativa e proporcional dos pelouros entre os eleitos e a reunião periódica do executivo nas freguesias. Para a Assembleia Municipal, a respectiva mesa ser constituída pelos três partidos mais votados, descentralizar a realização das assembleias pelas freguesias e alteração do regimento para participação dos munícipes no início das mesmas.

Mas há outras coisas que me chamam a atenção.
A freguesia de Pataias valeu ao BE o maior número de votos absolutos (408 nas legislativas e 242 nas europeias). Nas legislativas, as freguesias de Cós, Montes, Alpedriz, Pataias e Martingança contabilizaram 25% dos votos do BE.
Ora, o Bloco de Esquerda, nas suas candidaturas à Câmara e Assembleia Municipal não apresenta representantes dessas freguesias.
No seu manifesto, tão genérico sobre as medidas a tomar para Alcobaça (poderiam ser propostas para quase todos os municípios portugueses), fala especificamente de Alcobaça e S. Martinho do Porto. Não há graves problemas a resolver nas outras freguesias (Benedita, Aljubarrota, Turquel, Pataias)? Ou será por ter uma lista quase só com elementos ligados áquelas freguesias?
À semelhança de outras candidaturas, temos aqui uma nova geografia do concelho, com fronteira na Fervença.

Sem comentários:

Enviar um comentário