Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sábado, 31 de outubro de 2009

S. Martinho quer ir para as Caldas. E Pataias?

“Saída de S. Martinho do Porto de Alcobaça tem suporte alargado na população”. A notícia é hoje manchete na Rádio Cister.
Coincidência, ou não, o Região de Cister traz esta semana um interessante artigo sobre as deficientes acessibilidades em transportes públicos, existentes no concelho.
O movimento “S. Martinho para Caldas”, justifica a sua existência pelo grande apoio popular à ideia existente naquela freguesia, baseado na falta de atenção que a sede de concelho (Alcobaça), tem votado aquela povoação, afirmando mesmo que “Alcobaça só está ligado a S. Martinho do Porto com o objectivo de retirar mais valias”.
Acrescentam: “São Martinho sempre esteve ligado para Caldas! Pela facilidade em transportes públicos, rede viária, escolas, comércio, transportes, lazer, cultura, trabalho, as Caldas são o destino natural de quem vive e reside em São Martinho”.
Isto tudo a propósito de Pataias.
Alcobaça só está ligada a Pataias com o objectivo de retirar mais valias. Mais valias económico-financeiras (contribuições autárquicas – que vão disparar com os novos empreendimentos turísticos da Pedra do Ouro –, IRS e IRC, taxas municipais, vendas de terrenos e pinhais na freguesia que enchem os cofres da Câmara) e políticas (Pataias contribui, e muito, para assegurar maiorias políticas - primeiro do PS, agora do PSD).
De resto, Pataias sempre esteve ligada a… Marinha Grande, Leiria e até Nazaré, pelas facilidades em transporte público, rede viária, escolas, comércio, transportes, lazer, cultura e trabalho. Alcobaça sempre foi sinónimo de chatices, tribunais e impostos.
Esta tem sido a gestão camarária nos últimos 40 anos. Ou como é que se explica a saída da Moita para a Marinha Grande, as pretensões de S. Martinho do Porto e o desencanto de muitos pataieiros (e pataienses).
Pataias não tem sido bem tratada. Se, como escrevi já neste blogue, Pataias mudou muito, para melhor, nos últimos 25 anos – e obviamente a Câmara tem aqui (boas) responsabilidades – não é menos verdade que o sentimento é que nada nos foi dado.
O saneamento básico demorou 30 anos, o pavilhão 10 anos (4 ou 5 anos depois dos pavilhões da ESDICA e da Benedita que foram adjudicados ao mesmo tempo).
As piscinas foram pagas ao abrigo de um protocolo com a SECIL (um milhão de euros) possível após a venda da Mata de Pataias à mesma empresa (Alcobaça e Benedita tiveram de vender o seu património para conseguir as suas?).
A requalificação da Av. Rainha Santa Isabel não sai do papel (se for para cumprir este projecto – ainda bem – digo eu).
A requalificação e o saneamento básico das Paredes parecem mais um misto de Mosteiro da Batalha e incompetência juntos.
Continuamos a demorar um hora de autocarro para chegar a Alcobaça, ou 20/25 minutos por uma estrada com mais crateras que a Lua.
Numa povoação como Pataias, fala-se do alargamento da Zona Industrial há mais de 20 (vinte!) anos e continua como promessa eleitoral.
O património histórico-cultural está completamente esquecido, abandonado, destruído (fornos da cal, empalhação, fábricas de vidro, património etnográfico). A história no concelho de Alcobaça limita-se ao (notável, sem dúvida) Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça.
O que é que Alcobaça tem feito para que nos sintamos alcobacenses?
Ainda a propósito de S. Martinho do Porto, compreendo perfeitamente a sua angústia e aspirações.
Quanto a Pataias, obviamente que a solução não é passar para a Marinha Grande. Alcobaça tem de nos tratar com o devido respeito.
Porque já diz o ditado: antes só que mal acompanhado.
PATAIAS A CONCELHO!

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Revisão do PDM para breve

A notícia é da Rádio Cister.

Proposta de revisão do PDM de Alcobaça será conhecida em breve

A Câmara Municipal de Alcobaça deverá apresentar em breve a sua proposta para a revisão do Plano Director Municipal.

Carlos Bonifácio, que termina o mandato como vice-presidente da Câmara Municipal de Alcobaça (CMA) esta sexta-feira, cargo que passará a ser ocupado por Hermínio Rodrigues com a tomada de posse dos eleitos no passado dia onze, lamenta «não ter tido tempo suficiente para rever o Plano Director Municipal (PDM)».

O ordenamento do território do concelho aguarda por um novo plano cuja discussão ainda prossegue ao nível das diversas entidades parceiras da Câmara Municipal de Alcobaça.

O PDM em vigor tem sido apontado como desajustado à realidade do território e do tempo, tendo já ultrapassado os dez anos de vigência, previstos na legislação.

O social-democrata justifica a lentidão do processo com a burocracia, lembrando ter despendido "meio mandato", cerca de dois anos, à elaboração do Plano Regional de Ordenamento do Território do Oeste e Vale do Tejo (PROT OVT), documento que se sobrepõe aos PDM das autarquias.

Segundo Carlos Bonifácio o «PDM está numa fase muito adiantada da sua revisão, prevendo-se que seja conhecida a proposta da autarquia dentro em breve».

Apesar do arrastar deste processo, e a poucas horas da despedida dos cargos autárquicos, Carlos Bonifácio faz um balanço positivo do mandato.

«Os últimos oito anos foram uma experiência muito rica e intensa», com destaque para a «construção da VCI e a requalificação da Zona Envolvente ao Mosteiro de Alcobaça», afirmou.

Comentário

Pois, pois... Construção da VCI, requalificação do Mosteiro... Mas 3 (TRÊS) anos não foram suficientes para a requalificação das Paredes nem 4 (QUATRO) para a requalificação da Av. Rainha Santa Isabel.
Esperemos que as propostas da Câmara sejam algo mais que um encaixar do território do município no PROTOVT e que apresentem algumas das linhas estratégicas de DESENVOLVIMENTO para a próxima década. Ou 8 anos não foram suficientes para a sua definição?

Elementos justificativos da venda da Alva de Pataias (4)

Pataias, 9 de Abril de 1949

Ex.mo Senhor
Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça
ALCOBAÇA

Ex.mo Senhor
Os peritos Emílio Duarte, António Baptista Cardeira e Carlos Pereira Bernardo Vinagre, encarregados da avaliação da parte da Alva de Pataias que a Companhia Portuguesa de Cimentos Brancos pretende adquirir, ou seja a parte do Sul da estrada de Pataias-Nazaré, vêm transmitir a V. Ex.a na sua opinião o valor que atribuem à referida propriedade:
Existência de lenhas em grandes quantidades e uma pedreira com uma área aproximadamente de 35 a 40 hectares Esc. 3.000.000$00 (três mil contos).
Com os protestos da nossa maior estima e consideração, nos subscrevemos,

De V. Ex.a
Attos. Vnrs. e Obgdos.
a) Emílio Duarte
b) António Batista Cardeira
c) Carlos Pereira Bernardo Vinagre

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Transportes colectivos no concelho de Alcobaça

Excelente o artigo do Região de Cister (edição impressa) sobre os transportes do concelho, chamando uma vez mais a atenção para uma situação que se arrasta há décadas (não é exagero – há 20 anos estudava eu em Alcobaça e o calvário era o mesmo).
Eu não me atrevo a chamar transportes públicos, porque isso pressupunha a prestação de um serviço à população e às suas efectivas necessidades. O que existe no município de Alcobaça são transportes colectivos, geridos por uma empresa privada e com uma lógica estritamente comercial. O público que se lixe.
Nos dias de hoje ainda há freguesias (S. Martinho do Porto e Martingança) que não têm qualquer ligação por transporte público à sede de concelho. Inadmissível. Isto para não falar dos Pisões e da Burinhosa ou até da Légua, das Paredes, Água de Madeiros ou da praia da moda e do futuro golfe, a Pedra do Ouro.
Mesmo uma localidade como Pataias, não tem uma ligação rápida a Alcobaça, nem por transporte colectivo, nem por transporte individual. De uma vez por todas, a Câmara de Alcobaça tem de se deixar de desculpar com a Câmara da Nazaré e arranjar a estrada que liga Pataias-Gare ao Casal da Areia. Ou só somos bons para dar maiorias aos autarcas do PSD e pagar impostos, taxas e emolumentos à Câmara?
As acessibilidades por transporte colectivo são um bom tema para início de legislatura e um óptimo ponto de partida para que Paulo Inácio cumpra o seu manifesto eleitoral, ele que afirma que não se esquecerá das suas promessas (região de Cister, nº844 de 22 de Outubro).

Pataias: "o estrangeiro"

Era comum, há uns anos, e ainda hoje para as pessoas com mais de 35/40 anos, ouvir a designação de “Estrangeiro”, quando se referem a Pataias.
Eu tenho algumas teorias, mas nenhuma certeza.
A quem saiba o início da designação, ou que tenha teorias, gostaria que fizesse o favor de as comunicar através de comentários no blog, de e-mail, ou pessoalmente.
Desde já, o muito obrigado.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Tomada de posse da CMA

Na próxima 6ª feira tomarão posse os novos vereadores da Câmara Municipal e deputados da Assembleia Municipal.
O Acto de Instalação das Entidades decorrerá na Sala do Refeitório do Mosteiro de Alcobaça pelas 21 horas.

Campanha de vacinação da Gripe A

Começa hoje no concelho de Alcobaça a vacinação contra a Gripe A.
Nesta primeira fase, à semelhança do resto do país, são vacinados os grupos prioritários: grávidas com mais de três meses, profissionais de saúde, profissionais que desempenham actividades consideradas fundamentais para o país.
Mais informações aqui.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Respiração

Enviado pela Assunção Matos, para ver (e ouvir) com atenção.

Universidade Popular Oeste-Norte

Começam a ser em catadupa as notícias da Universidade Popular Oeste-Norte e um eventual pólo em Pataias.
Desta feita, as notícias são do jornal digital "Oeste Online" e da "Rádio Cister".

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

CD Pataiense vence 3º jogo consecutivo

Depois de um mau arranque, o CD Pataiense vai na sua terceira vitória consecutiva.
Na 5ª jornada, disputada ontem, venceu em casa o Gaeirense por 2-1.
Ocupa agora a 5ª posição (9 pontos/ 3V;2D/ 9-9 em golos) a 6 pontos do líder Bombarralense.
Mais informações aqui.

domingo, 25 de outubro de 2009

Tomada de posse da Junta e Assembleia de Freguesia de Pataias

Perante um auditório completamente cheio, procedeu-se hoje à tomada de posse da Junta e Assembleia de Freguesia para os próximos 4 anos.
Assim, a Junta de Freguesia, do PSD, passará a ser constituída por:
Presidente: Valter Ribeiro
Secretário: Dário Moleiro
Tesoureira: Paula Silva
A Assembleia de Freguesia:
Presidente: Carlos Pereira (PSD)
1º Secretário: Ricardo Santos (PSD)
2º Secretário: Mª Carolina Cardeira (PSD)
Restantes elementos: Hugo Alves (PSD), Luís Filipe (PSD), Juliana Santos (PSD), Vítor Pereira (PS), Eugénia Rodrigues (PS), Arménio Vieira (PS)

Quatro notas:
O grande civismo e cordialidade com que se processou toda a sessão, num clima muito agradável. As diversas eleições (Junta e Mesa de Assembleia) registaram aprovações unânimes.
O número dois da lista do PS, João Pedro Coelho, que nem esteve presente, abdicou, tendo sido substituído por Arménio Vieira;
Valter Ribeiro, no seu breve discurso de tomada de posse, fez referência ao seu “muito ambicioso programa que espera cumprir na totalidade” e ao facto, de, a partir daquele momento, ser o presidente de todos os pataienses. Apelou a que a campanha eleitoral, e tudo o que se tenha dito e feito durante a mesma, fosse esquecida, solicitando a participação de todos nos próximos 4 anos;
Teria sido bonito ver a mesa da Assembleia de Freguesia ser constituída por elementos de todos os partidos e não apenas do partido vencedor. Manter-se-ia a proporcionalidade de 2 elementos do PSD para 1 do PS existente na Assembleia, e os pataienses teriam uma maior garantia de que não haverá partidarite na discussão dos interesses da freguesia. Que esta seria efectivamente uma Assembleia de TODOS os pataienses. Assim…

CCRD Burinhosa soma e segue

A equipa de futsal do CCRD Burinhosa soma e segue.
Na 3ª jornada foi vencer fora o Anços por 5-2.
Lidera isolado a Divisão de Honra, com 9 pontos e 13-5 em golos.
Toda a informação em http://burinhosafutsal.blogspot.com/.

sábado, 24 de outubro de 2009

Inaugurada a Casa do Benfica em Pataias

A inauguração da nova imagem das Casas do Benfica e a visita de Luis Filipe Vieira, presidente do SL Benfica, a Pataias, em diversos orgãos de comunicação social.

Sol:
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=151982

Diário Digital:
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=129&id_news=417409


Expresso:
http://aeiou.expresso.pt/futebol-benfica-luis-filipe-vieria-refirma-meta-dos-300-mil-socios=f543562

O Jogo:
http://aeiou.expresso.pt/futebol-benfica-luis-filipe-vieria-refirma-meta-dos-300-mil-socios=f543562

Record:
http://www.record.pt/noticia.aspx?id=879b7b36-3eac-4468-8e98-566712b8a5eb&idCanal=00000011-0000-0000-0000-000000000011

A Bola:
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=180526

Mais Futebol:
http://www.maisfutebol.iol.pt/vodafone-benfica/vieira-benfica-maisfutebol-futebol-iol/1098138-4928.html

Público:
http://desporto.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1406701

"Pataias à letra" está quase

A notícia é da última edição escrita do Região de Cister.

Pataias
Nasce um novo jornal

Está previsto para o dia 5 de Novembro a saída do primeiro número do "Pataias à letra", o novo jornal em Pataias que surge cerca de três anos depois do desaparecimento do "Jornal de Pataias", publicação propriedade da Casa da Cultura local.
O novo periódico será um mensário, com direcção de Armanda Balinha, antiga jornalista do REGIÃO DE CISTER, que, em declarações a este semanário, explica que será directora numa fase inicial "para facilitar a burocracia do lançamento do projecto", mas que já tem pensado um nome que poderá assumir a Direcção do jornal.
O novo periódico abordará temas de sociedade, cultura, economia e desporto da região norte do concelho de Alcobaça, nomeadamente as freguesias de Pataias, Martingança, Montes e Alpedriz.
A equipa inicial é reduzida, mas Armanda Balinha acredita que tenderá a crescer, sobretudo com colaboradores fixos nas colunas de opinião.
"Pataias à letra" terá distribuição gratuita, pelo menos até Janeiro de 2010, momento a partir do qual deverá ser apenas vendido em banca.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Always look on the bright side of life



Os Monty Python fazem hoje 40 anos.
PARABÉNS!!!

Tomada de posse da nova Junta e Assembleia de Freguesia

No próximo domingo, pelas 17h, no auditório dos Bombeiros Voluntários de Pataias, proceder-se-á à tomada de posse dos novos elementos da Assembleia de Freguesia e Junta de Freguesia de Pataias.

Inauguração da Casa do Benfica em Pataias

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, vem amanhã a Pataias, onde vai presidir à inauguração oficial da nova imagem das Casas do Benfica. A comitiva encarnada, da qual também constam Domingos Almeida lima, vice-presidente para as Casas, Juan Barnabé e a águia Vitória será recebida na Junta de Freguesia às 12 horas, seguindo-se meia hora depois a inauguração da nova imagem das Casas do Benfica.
Para as 13 horas está marcado o almoço, na Quinta da Boubã.

Legislação

Para os novos (e velhos) autarcas que agora iniciam funções:

Decreto-Lei nº305/2009 de 23 de Outubro

Estabelece o regime da organização dos serviços das autarquias locais.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Sapinho Gelásio

Encontrei o Sapinho Gelásio a ler o jornal, com ar preocupado.
- Então Sapinho, que ar é esse? - perguntei descontraído.
- Acabei de ler a entrevista do novo presidente da Câmara, onde diz que relativamente à Câmara, vai pôr as pessoas certas nos lugares certos.
- E achas isso mal? - perguntei indignado.
- Não. Acho até boa ideia - suspirou o Sapinho.
- Então!? Não te percebo. Porque é que estás preocupado?
- Será que encontra as pessoas certas para tudo?

Sites úteis

O Pedro Câmara enviou-me:

http://www.infarmed.pt/genericos/pesquisamg/pesquisaMG.php

Com a aplicação “PesquisaMG” disponibilizada pelo Infarmed através do seu site, qualquer cidadão poderá conhecer o preço do seu medicamento e compará-lo com todos os medicamentos com a mesma substância activa e verificar quais as alternativas que existem.
Através desta nova aplicação é possível efectuar a pesquisa por substância activa ou por nome e obter todos os medicamentos, genéricos e não genéricos, para essa substância activa, através da Internet. Os resultados são apresentados por ordem crescente de preço (do mais barato para o mais caro), estando os medicamentos genéricos assinalados a roxo.
Em caso de dúvidas ou necessidade de esclarecimentos adicionais, o Infarmed aconselha que os cidadãos consultem o seu médico, o farmacêutico ou directamente o Infarmed através do e-mail centro.informação@infarmed.pt .

O Paulo Soares:

http://www.centenariorepublica.pt/


Portal oficial para a Comemoração do Centenário da República.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Polo universitário de Pataias

Da internet, mais uma referência (breve e marginal) ao eventual polo universitário em Pataias.
A notícia é do Jornal das Caldas.

Apreensão de canabis em Pataias

A notícia transcrita é da Rádio Cister mas também surge no Jornal das Caldas.

GNR apreende plantação de 24 kgs de canábis em Pataias


A GNR apreendeu na passada quinta-feira uma plantação de canábis em Pataias, propriedade de um indivíduo de 34 anos, residente naquela freguesia.

A operação esteve a cargo do Núcleo de Investigação Criminal (NIC), do Destacamento Territorial de Caldas da Rainha da GNR.

A plantação era constituída por três plantas de canábis, com 17 quilos, e diversas folhas da mesma substância, em adiantado estado de secagem e preparação para consumo, num total de 7 quilos.

A apreensão dos 24 quilos de canábis surgiu na sequência da realização de duas buscas domiciliárias e de uma outra efectuada a um veículo automóvel, que colocaram o ponto final a uma investigação da GNR iniciada em Setembro, segundo adianta aquela força policial.

O proprietário da plantação, um homem de 34 anos, residente em Pataias, foi detido e depois ouvido em tribunal constituído arguido e posto em liberdade, com a obrigação de prestar termo de identidade e residência.

A liberdade de imprensa (e de cidadania)

A notícia vem na edição on-line do jornal Sol.

Liberdade de Imprensa

Portugal cai de 16.º para 30.º nos países que mais respeitam os jornalistas
A organização Repórteres Sem Fronteiras considera que a liberdade de imprensa diminuiu este ano em Portugal, com uma queda do 16.º para o 30.º lugar na lista dos países que mais respeitam o trabalho dos jornalistas
Apesar de classificar Portugal como estando «em boa situação» face à liberdade de imprensa, a organização internacional afirma ter-se verificado uma queda de 14 posições na lista dos mais respeitadores da liberdade de imprensa, passando a estar ao mesmo nível da Costa Rica e do Malí.
No ano passado, Portugal estava em 16.º lugar, a par da Holanda, Lituânia e República Checa.
A Repórteres Sem Fronteiras alerta ainda que a Europa, em conjunto, recuou em termos de liberdade de impressa.
«A Europa, que foi durante muito tempo um exemplo em matéria de respeito pela liberdade de imprensa», recuou na lista, contabilizando apenas 15 países na lista dos 20 primeiros classificados, contra os habituais 18.

Comentário

A Sério?
Eu já nem quero pensar nos fretes dos Diário e Jornal de Notícias, no alinhamento editorial da RTP ou no caso Jornal Nacional da TVI.
Quando em buracos no fim do mundo há quem ache que se devem fazer calar (assim, sem mais) blogues e se ofenda com a participação da população em reuniões de freguesia abertas ao público
Pelos vistos, o défice democrático foi herdado, e cresceu, desde os tempos “da outra senhora”, e ao abrigo da outra senhora.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Plataforma autarquias.org

Repescado do blog do Rogério Raimundo .

Caro cidadão,
A partir de hoje, tem ao seu dispor a plataforma www.autarquias.org
Com o autarquias.org os cidadãos podem alertar os municípios para as maisvariadas situações, desde de lixos na via pública, postes de iluminação que não o funcionam, buracos na via pública, equipamento danificado, problemas nos abastecimentos, ou outros tipos de problemas, que muitas das vezes as Câmaras Municipais não tem conhecimento.
Os cidadãos podem acompanhar as respostas das autarquias aos alertas apresentados por outros cidadãos, como também participarem nesses mesmos alertas adicionando comentários.

O autarquias.org permite também a criação de debates por cidadãos que pretendem discutir assuntos que lhes pareçam pertinentes com outros cidadãos e com o próprio município ou questionar a autarquia sobre um assunto do interesse de todo o município., como também a abertura de petições.

Participe neste projecto.> www.autarquias.org

Elementos justificativos da venda da Alva de Pataias (3)

Ministério da Economia
DIRECÇÃO GERAL DOS SERVIÇOS FLORESTAIS E AQUÍCOLAS
1.ª Repartição Técnica


Nº1/219

Ex.mo Senhor
Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça
ALCOBAÇA

Referindo-me ao assunto tratado no ofício de V. Ex.a nº325 de 21 de Fevereiro passado venho informar o seguinte:
Mandou esta Direcção-Geral proceder à avaliação da parte da Alva de Pataias situada ao sul da estrada nacional que segue para a Nazaré e que essa Câmara pretende transaccionar com a Companhia Portuguesa de Cimentos Brancos.
Para a superfície avaliada de facto em 143,50 ha, considerou-se a importância respeitante à sua arborização e bem assim as resultantes com a conservação, juro de capital, desvalorização, etc., e chegou-se à conclusão que a indemnização a atribuir ao Estado pela exclusão daquele terreno do regime florestal deve ser de 600.000$00, independentemente do valor do terreno que compete exclusivamente a essa Câmara.
Nestas condições e fixada a importância mencionada para entrega ao Estado, venho rogar a V. Ex.a, se digne informar-me se se pode, nessa base, continuar com o seguimento do processo, levando-o às instâncias superiores com a confirmação do completo acordo desse Município.

Com os protestos de muita consideração e
A BEM DA NAÇÃO
Direcção-Geral dos Serviços Florestais e Aquícolas, em 28 de Março de 1949
O Engenheiro Silvicultor
DIRECTOR GERAL,
a) Filipe Jorge Mendes Frazão

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

CD Pataiense soma 2ª vitória

Resultados do CD Pataiense na Divisão de Honra Futebol 11 (Séniores Masc.)

1ª Jornada - Pataiense-Outeirense (0-3)
2ª Jornada - Guiense - Pataiense (3-1)
3ª Jornada - Pataiense - Pedroguense (3-0)
4ª Jornada - Pilado - Pataiense (1-3)

O CD Pataiense é nono classificado, com 6 pontos (2V; 2D e 7-8 em golos). O líder é o Bombarralense com 12 pontos.

Próximo jogo: 25 de Outubro / Pataiense - Gaeirense

Todos os pormenores em cdpataiense.blogspot.com.

Novos sites das Piscinas e Parque de Campismo

São os novos sites das Piscinas Municipais [DE] Pataias e do Parque de Campismo das Paredes da Vitória.
Informação muito útil relativa a actividades, horários, instalações e muito mais.
O acesso é feito através de dois banners laterais existentes no site da Junta de Freguesia de Pataias www.jfpataias.pt .

Legislação

Portaria nº1284/2009 de 19 de Outubro

Estabelece o conteúdo dos planos de gestão de bacia hidrográfica.

Assim que possível, para uma leitura atenta e pormenorizada.

domingo, 18 de outubro de 2009

Arrebato de Pechisbeque

Vai para o segundo Inverno consecutivo no meio da praia.
A barraca, que deveria ser uma instalação temporária de apoio à concessão da praia durante o Verão, continua impávida e serena no meio do areal, tipo "ex-libris" da praia das Paredes.
O respectivo concessionário foi o primeiro a retirar todas as barracas de aluguer aos veraneantes.
Não há qualquer justificação para que a barraca não seja retirada, a não ser que faça parte de algum plano desconhecido de defesa e protecção da praia.

sábado, 17 de outubro de 2009

CCRD Burinhosa vence 2º jogo

A equipa do CCRD Burinhosa obteve a segunda vitória no campeonato ao vencer por 5-3 o São Bento.
Mais pormenores aqui.

Câmara entrega saneamento das Paredes à Águas do Oeste

A notícia é da Rádio Cister.

Alcobaça entrega saneamento das praias do norte à Águas do Oeste

O processo de saneamento das zonas balneares da freguesia de Pataias, no norte do concelho de Alcobaça, vai passar para a responsabilidade da empresa Águas do Oeste.

Gonçalves Sapinho, presidente do executivo camarário, afirmou que as «estações de tratamento de águas residuais (ETAR) ainda não estão construídas, devido a atrasos do QREN relacionados com dúvidas sobre a abrangência do Quadro Regional de Referência Estratégico Nacional, mas irão avançar no curto prazo».

Ainda de acordo com o autarca «a decisão de entregar o saneamento em alta à empresa multimunicipal deve-se à previsão de um forte aumento de procura, por parte de turistas, daquela zona do concelho, motivados pelo projecto dos campos de Golfe, projectados para a praia da Polvoeira».

Pólo Universitário em perspectiva para Pataias

A notícia é do Jornal das Caldas

Universidade Oeste Norte

Está em fase embrionária o desenvolvimento da ideia de constituição da Universidade Oeste Norte, que teria sede administrativa em Alcobaça e sede social na Lourinhã, na Casa do Oeste, e pólos na Lourinhã, Caldas da Rainha, Benedita, Pataias e Nazaré.
A ideia poderá ter a envolvência da Igreja.

Vale Furado

Porque a poesia não se faz só com palavras.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Elementos justificativos da venda da Alva de Pataias (2)

De 1948 a 1953

CIBRA
Companhia Portuguesa de Cimentos Brancos

Pataias-Gare


31 de Dezembro de 1948

Exmo. Senhor

Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça

ALCOBAÇA


Ex.mo Senhor


Como sequência à troca de impressões com que V. Ex.a me honrou, venho solicitar da Câmara Municipal da digna presidência de V. Ex.a, a cedência onerosa de 143,45 hectares da mata Alva de Pataias, a Nascente da estrada da Nazaré à Marinha Grande.

Este terreno faz parte de um baldio camarário entregue aos Serviços Florestais e que pode ser excluído do regímen das matas nacionais, segundo informação dos mesmos Serviços, porquanto o povoamento silvícola, não encontrou solo propício.
Esta Companhia deseja adquirir este terreno para três fins principais:

1.º - Exploração de pedreiras de calcáreo, uma das matérias primas do cimento branco;

2.º - Construção de habitações para o pessoal e outros edifícios destinados à obra social que, necessariamente, se tem de criar no novo centro industrial
;
3.º - Construção de instalações fabris, respeitantes a outras indústrias subsidiárias da de cimento branco.
Como V. Ex.a sabe, a nova indústria do cimento branco, tornar-se-á a mais importante do Concelho, empregará algumas centenas de operários, fixará no Concelho, centenas de famílias, aumentará o nível de vida à população, em contacto com a fábrica, e fomentará, em todo o país, novas actividades. É uma indústria considerada de interesse nacional que aspira a contribuir, poderosamente, para o aumento do nosso comércio externo.

Não se trata, pois, de uma venda de terrenos camarários, produtivos, a um particular, mas sim a cedência, embora a título oneroso, de terrenos, sem grande interesse para a Câmara, em favor de uma entidade que vai contribuir, de maneira apreciável, para a melhoria das condições de trabalho e de remuneração do trabalhador do Concelho.

Por todas estas razões, estou certo que a Câmara da ilustre presidência de V. Ex.a, dignar-se-á estudar as condições de cedência dos referidos terrenos.
Se V. Ex.a estivesse de acordo, poderia a Câmara promover a exclusão do regímen florestal, dos 143,45 hectares, a que nos referimos, e solicitar da respectiva Direcção-Geral, uma avaliação dos terrenos e do respectivo arvoredo.

Agradecendo as gentilezas com que V. Ex.a honrou esta Administração, e a boa vontade em solucionar, rapidamente, os protestos da minha mais elevada consideração e sou


De V. Ex.a

Mui atenciosamente

Companhia Portuguesa de Cimentos Brancos

O ADMINISTRADOR-DELEGADO

a) Joaquim Matias

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

"Pataias à Letra" é um novo jornal em Pataias

A notícia é da Rádio Cister.
“Pataias à Letra” é o novo jornal
Pataias vai ter novamente um jornal, cerca de três anos depois de ter desaparecido o último periódico da freguesia.
Com o nome “Pataias à Letra”, o novo jornal é dirigido por Armanda Balinha, que para já irá ser distribuir gratuitamente, numa tiragem de 3 mil exemplares.
A actualidade de Pataias e também das freguesias de Alpedriz, Martingança e Montes serão os temas do “Pataias à Letra”, que também olhará para os concelhos vizinhos, nomeadamente quando o assunto for o desporto.

A praia fluvial da Botas

Creio que no meu tempo de vida que ainda me falta, (longo, espero eu), dificilmente voltarei a ver o vale das Paredes que recordo da minha infância e juventude.
Aquela mata fechada, que o sol do meio do dia não conseguia penetrar, as águas abundantes, as enguias, as pequenas hortas e pomares religiosamente cuidados. Subir o vale, quer pelo caminho, quer pelos carreiros junto ao rio, era sempre uma aventura inolvidável que nos enchia de bem-estar e nos transportava para um mundo tão distante do mar, da praia e até da floresta de pinheiros bravos.

Depois, por um motivo ou outro, o vale foi-se abrindo em clareiras de mato que o deixaram indefeso ao sol castigador e as pequenas hortas foram ficando abandonadas.
Recordo do fim da minha juventude e início da idade adulta o vale abandonado, de pinheiros cortados e lugares mágicos irremediavelmente perdidos.

Hoje, quando posso, vou ao vale.
Já não é o mesmo.
Nunca será.

Mas há pequenas surpresas, pequenos paraísos resgatados a uma morte anunciada.

A praia fluvial da Professora Ália Botas é um deles.

Sem apoios institucionais, limpou o terreno, embelezou-o, criou um pequeno parque de merendas e uma praia fluvial. Colocou-o disponível para TODOS.
Dedicou-o à Criança. Às suas crianças, obras da sua vida.

Professora Ália, muito obrigado.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Águas do Oeste e Câmara Municipal estão em falta

Uma das decisões saídas da reunião da Águas do Oeste e Câmara Municipal com os moradores das Paredes no passado dia 9 de Setembro, era o envio/entrega aos moradores das Paredes, no prazo de uma semana, dos layouts finais dos projectos de saneamento e requalificação.
Já passou mais de um mês e tal ainda não aconteceu.
Prometer é fácil.
Cumprir promessas não é para quem quer: é para quem respeita os outros e acredita no que diz.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

JF Pataias - publicitação de resultado de concurso

Diário da República, 2.ª série — N.º 197 — 12 de Outubro de 2009 41287

FREGUESIA DE PATAIAS

Aviso n.º 17856/2009

De acordo com o n.º 6 do artigo 36.º da Portaria n.º 83 -A/2009, de 22
de Janeiro, torna -se pública a lista unitária de ordenação final do procedimento
concursal comum de recrutamento para constituição de relação jurídica
de emprego por tempo indeterminado, na modalidade de contrato de
trabalho em funções públicas, para o preenchimento de 3 (três) postos de
trabalho na categoria de assistente operacional da carreira geral de assistente
operacional, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 134, de
14 de Julho de 2009, a qual foi homologada em 21 de Setembro de 2009.
Procedimento A:
1 — Rui Manuel Figueiredo Vaz — 16,62 valores.
Procedimento B:
1 — Laurinda Maria Jesus Coutinho Romão — 17,50 valores.
2 — Maria Lúcia Henriques Monteiro — 14,92 valores.
Os candidatos deverão aceitar a contratação no prazo de 20 (vinte)
dias a contar da data da publicação do presente aviso.
30 de Setembro de 2009. — O Presidente, Valter António Gaspar de
Bernardino Ribeiro.

A página original aqui.

Oferta de emprego - Pataias

Precisam-se vigilantes para Maceira e Pataias.
Mais informações em http://www.net-empregos.com/836017/precisam-se-de-vigilantes-para-leiria-maceira-e-pataias/

Requalificação da Av. Rainha Santa Isabel - ciclovias

Relativamente à requalificação da Av. Rainha Santa Isabel há ainda algumas questões a considerar depois do meu post anterior.

No seu programa eleitoral, o PSD faz menção à construção de ciclovias entre a Estrada Atlântica e a Burinhosa e Pataias – Pataias-Gare (pela rua da Estação). Ora, não faz sentido propor construção de ciclovias para quase toda a freguesia e depois fazer uma requalificação urbana (Av. Rainha Santa Isabel), sem ter isso em conta.


Não há, em todo o projecto, uma única linha ou menção à circulação das bicicletas. Será isso coerente com as restantes promessas eleitorais destes mesmos executivos PSD?


O actual projecto vai condicionar todo o trânsito em Pataias e obrigá-lo a passar por uma rotunda: trânsito da EN242, trânsito das laterais da EN242, trânsito da Av. da Lagoa, trânsito para a Rua de Alcobaça e até da Av. Sociedade Filarmónica e R. Nsa. Sra. da Vitória. Incluindo peões e… bicicletas. Todos têm de passar pela rotunda.

Hoje em dia a requalificação urbana procura devolver o centro das cidades e vilas aos seus habitantes, às pessoas, aos transeuntes; reduzir o tráfego automóvel, melhorar a qualidade ambiental e a qualidade de vida de quem habita os espaços urbanos. O actual projecto de requalificação da Av. Rainha Santa Isabel (que tem de resolver uma difícil equação), não parece ser mais que um tremendo gasto de dinheiro, para construir uma rotunda que se limita a cortar, afunilar e a complicar a circulação, e a vida, de todos os que vivem e passam por Pataias.

Não há espaço para as pessoas, para os peões, para as bicicletas.

Este projecto: não, obrigado.

CCRD Burinhosa: novo autocarro e vitória no arranque do campeonato

A CCRD Burinhosa entrou a vencer na 1ª Jornada da Divisão de Honra de Futsal, ao vencer, fora, o Casal Velho por 3-0.
Entretanto, foi também adquirido pela Associação um mini-autocarro.
Todas as informações aqui.

Os eleitos à Assembleia de Freguesia de Pataias

PSD

Valter Ribeiro
Dário Moleiro

Paula Silva

Carlos Pereira

Ricardo Santos
Maria
Carolina Cardeira


(a entrar para substituir os elementos que constituirão a Junta)

Hugo Alves

Luís Filipe

Juliana Santos


PS
Vitor Cardeira Pereira
João Coelho

Eugénia Rodrigues

domingo, 11 de outubro de 2009

Autárquicas em Pataias 2005-2009

2005

2009

PSD

1959

1779

PS

495

782

PCP-PEV

246

236

Votos em branco

89

63

Votos nulos

30

24

Abstenção

38,23%

40,33%

Vencedores e eleitos nas Assembleias de Freguesia

Resultados no concelho para Câmara e Assembleia Municipais

Partidos

Câmara Municipal

Mandatos (CMA)

Assembleia Municipal

Mandatos (AMA)

PSD

13401

4

12998

11

PS

6231

2

6953

5

PCP-PEV

4558

1

3846

3

BE

775

1248

1

CDS

1551

1982

1

MCIA

1988

MPT

1030

Votos brancos

851

1209

Votos nulos

469

558

Abstenção

39,57%

39,57%

Inscritos

44310

44310

Votantes

27137

27137