Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Agregação de freguesias Martingança-Pataias

Dia 23 de novembro Assembleia Municipal reúne-se para analisar a proposta da Unidade Técnica da Reforma Autárquica, que entre outras medidas, propõe a agregação das freguesias de Pataias e Martingança.
Será que face a esta nova realidade, a freguesia de Pataias, a sua Junta e a sua Assembleia vão manter a posição de aceitar qualquer decisão da Assembleia Municipal, ou vão tomar alguma posição?
Será reunida a Assembleia de Freguesia antes de dia 23 para nova tomada de posição?
Se não, essa eventual nova posição, será tomada por quem?
Afinal, é o futuro da freguesia de Pataias que se encontra em discussão.


A notícia na edição 1004 do Região de Cister de 15 de novembro de 2012


Assembleia Municipal reúne a 23 de novembro para analisar proposta
Unidade Técnica propõe extinção de cinco freguesias em Alcobaça


Já é conhecida a proposta de agregação de freguesias do concelho de Alcobaça feita pela Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território (UTRAT). A equipa nomeada pelo governo cumpriu o que tinha sido prometido e avança com a eliminação de cinco freguesias.
A UTRAT respeita a vontade das freguesias de Prazeres e S. Vicente em se juntarem na nova freguesia de Aljubarrota. Mas quer que a União de Freguesias de Alpedriz e Montes, já aprovada em Assembleia Municipal, agregue também a freguesia de Cós. A proposta prevê ainda a agregação de Alcobaça e Vestiaria e de Pataias e Martingança.
Quando, no passado mês de outubro, a Assembleia Municipal de Alcobaça não encontrou consenso quanto à reforma administrativa e aprovou apenas a extinção de duas das 18 freguesias do concelho caiu por terra a possibilidade de redução do número de freguesias a eliminar. O presidente da Câmara, Paulo Inácio, diz que “não há volta a dar e o concelho vai mesmo perder cinco freguesias”.
O autarca lembra que apresentou “atempadamente uma sugestão que podia ter feito com que Alcobaça perdesse apenas quatro freguesias”. Uma proposta que, apesar de não ter reunido consenso, era precisamente igual à agora feita pela Unidade Técnica, com exceção da agregação de Pataias e Martingança. Agora resta “aguardar serenamente a decisão dos órgãos competentes”.
A Assembleia Municipal reúne no próximo dia 23 de novembro para analisar a proposta da UTRAT, à qual deve dar resposta até dia 27.
Entretanto, Hélder Cruz, presidente da Junta de Alpedriz, anunciou que vai interpor uma providência cautelar para tentar impedir a agregação com Montes e Cós.

Sem comentários:

Enviar um comentário