Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Máquina Nescafé Dolce Gusto made by Pataias

A notícia e a fotografia na edição 1004 do Região de Cister de 15 de novembro de 2012

Paulo Rico conquista primeiro prémio com maquete colorida
Designer pataiense vence concurso europeu da Nescafé


É com design português, mais precisamente pataiense, que a nova máquina Nescafé Dolce Gusto vai surgir no mercado, com edição limitada, na Primavera de 2013. Colorida e com um design dinâmico, a maquete de Paulo Rico conquistou os cibernautas que lhe atribuíram cerca de 8.500 votos no concurso ao nível europeu. O consultor de design e publicidade, de 42 anos, voou até Milão no final da semana passada, onde acabaria por ver confirmado o primeiro lugar do “Concurso de Design Europeu” promovido pela Nescafé Dolce Gusto.
Para trás, Paulo Rico deixava já a vitória na primeira fase do concurso que o confirmou como vencedor de entre cerca de 10 mil participantes portugueses. Conquistado o título em terras lusas, o consultor de design viu a sua maquete submetida a concurso ao nível europeu, em busca do primeiro lugar disputado por representantes de outros 18 países.
Através da sua página pessoal do Facebook, Paulo Rico foi apelando ao voto diariamente. E conseguiu conquistar mais do triplo dos votos que a maquete que mereceu o segundo lugar. A opção portuguesa foi a eleita pelos cibernautas apreciadores da marca, ao passo que a proposta belga foi a vencedora escolhida pelo júri do concurso. Agora, os dois designs vão ser produzidos, em edição limitada com 50 mil exemplares, numa primeira fase.
Depois do regresso a Lisboa, o designer aproveitou o Facebook para “agradecer a quem votou” na sua criação, dando os “parabéns aos 19 finalistas da Europa”. “A forma calorosa” como foi recebido em Milão também foi amplamente apreciada pelo designer pataiense.
De registar que, aos 18 anos, Paulo Rico enveredou pela área do design gráfico e publicitário, tendo feito trabalhos para grandes empresas (nomeadamente Galp, Bosch, Sic, Isidoro Duarte, Vidisco, Cepsa, Cimpor e Intermarché). O seu design rompe com o tradicionalismo de um novo estilo. O seu conhecimento da arte modernista influenciou-o a criar novas formas de imagem.
Na bagagem, Paulo Rico trouxe “a felicidade e orgulho por ter vencido, a gratidão a quem votou” e algumas propostas profissionais que lhe foram endereçadas na sua passagem por Milão.

1 comentário: