Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Assembleia Municipal discute agregação de freguesias

A notícia na edição 1005 do Região de Cister de 22 de novembro
 

Proposta da unidade técnica promete suscitar polémica na reunião de amanhã
Assembleia volta a discutir agregação de freguesias


A Assembleia Municipal de Alcobaça discute amanhã a proposta da Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território, que pressupõe a extinção de cinco freguesias no concelho. A reunião promete ser polémica, dado que o órgão deu a sua anuência prévia, apenas, às agregações de Prazeres e São Vicente de Aljubarrota e de Montes e Alpedriz. Mas, politicamente, a discussão já teve início na última sessão de Câmara.
José Acácio Barbosa (PS) perguntou a Paulo Inácio se pensava fazer “algum protesto ou alguma iniciativa contra uma lei mal feita que é contra as populações”, enquanto Rogério Raimundo (CDU) mostrou confiança na capacidade de luta dos autarcas e das populações: “Alcobaça não vai perder as cinco freguesias. Esta lei do Relvas vai ser derrotada”.
Em resposta, o presidente da Câmara recuperou o discurso que já havia feito a propósito da lei da reorganização administrativa. “A posição foi termos uma dor menor, e optei por ela, por perdermos apenas quatro freguesias”, afirmou o autarca, recordando que havia proposto, além da agregação das “Aljubarrotas”, também a junção de Montes, Alpedriz e Cós, o que permitiria “salvar” uma freguesia, de acordo com a lei.
“Se tivessemos tomado essa decisão nunca seríamos submetidos à perca da quinta freguesia, se isto for até ao fim. Quem quis brincar com a situação fica responsável pela perca da quinta freguesia, não eu”, declarou o chefe do executivo municipal, que se diz de consciência “tranquila” neste processo”.
A proposta da Unidade Técnica prevê a junção de Alcobaça à Vestiaria, a agregação de Pataias e Martingança e a agregação de Montes, Alpedriz e Cós. Esta última tem sido uma das questões mais polémicas e motivado fortes críticas de Hélder Cruz (Alpedriz).

Sem comentários:

Enviar um comentário