Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Martingança recusa fusão com Pataias

A notícia na edição 1005 do Região de Cister de 22 de novembro

Autarcas e população insatisfeitos com pretensão da Unidade Técnica
Martingança recusa fusão com freguesia de Pataias

Tristeza, lágrimas e revolta. Três centenas de habitantes da freguesia da Martingança protagonizaram momentos de emoção no salão do Grupo Desportivo, na passada sexta-feira, no decorrer da Assembleia de Freguesia. Em causa as diretrizes emanadas pela Unidade Técnica da Reorganização Administrativa do Território, que ordena a união da freguesia martingancense com a de Pataias, no âmbito da reorganização administrativa.
Autarcas e população aprovaram, por unanimidade, recusar a fusão com Pataias e até admitem mudar-se para o concelho da Marinha Grande, caso a agregação se concretize.
Fernando Escudeiro, presidente da Junta de Freguesia, diz que não há “rigorosamente nada contra Pataias”. No entanto, “não queremos voltar atrás, à época em que a Martingança era um marasmo”, já lá vão 27 anos, mesmo antes da elevação da localidade a freguesia.
“Exortamos a Câmara e Assembleia Municipal a refletirem e consequentemente assumirem agora a única via que lhes resta: apresentar um projeto alternativo à Assembleia da República”, anunciam numa moção que vai ser apresentada na Assembleia Municipal a realizar amanhã.
“Todos os partidos com assento na Assembleia Municipal são responsáveis por terem negligenciado as vantagens” ao não assumirem uma solução conforme a lei nos 90 dias inicialmente estipulados, refere a moção, que aponta ainda que “o número de freguesias a reduzir seria inferior, como as freguesias criadas por agregação poderiam ter sido beneficiadas com um aumento de 15% nas dotações do Fundo de Financiamento das Freguesias”, caso o período inicialmente estipulado tivesse sido respeitado. Agora é tempo dos autarcas “lutarem pelos direitos” da freguesia. E a população promete fazer parte desta luta, marcando presença na Assembleia de Municipal.
Por seu lado, a freguesia de Alpedriz também promete comparecer em peso – autarcas e população - naquela reunião municipal. Uma convocatória foi distribuída porta-a-porta em todas as localidades da freguesia, apelando à presença da população para amanhã. As diretrizes da Unidade Técnica determinam a União das Freguesias de Alpedriz, Cós e Montes. A união com Pataias poderá ser o caminho a tomar.

Sem comentários:

Enviar um comentário