Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sábado, 24 de novembro de 2012

Mega freguesia na forja


A Assembleia Municipal abriu ontem as portas à formação de uma mega freguesia constituída por Pataias, Martingança, Alpedriz a Montes.
A história é fácil de contar. Da aplicação da lei nº22/2012 resulta a diminuição de um número de 5 freguesias no concelho de Alcobaça. Se essa diminuição for voluntária, o número de freguesias a extinguir seria apenas de 4.
Na reunião de 3 de outubro último, a Assembleia Municipal apresentou como proposta apenas as agregação de Prazeres e S.Vicente de Aljubarrota e de Alpedriz e Montes, não cumprindo o requisito legal de redução de pelo menos 4 freguesias. Mesmo tendo consciência de que ao não propor a redução de 4 freguesias seria “penalizada” com uma redução de 5 freguesias, envia a sua deliberação para a Assembleia da República.
Dia 6 de Novembro chega a aplicação da lei, através da Unidade Técnica para a Reforma Territorial, com a proposta de agregar S. Vicente e Prazeres de Aljubarrota; Alpedriz, Montes e Cós; Vestiaria e Alcobaça; Pataias e Martingança. Junto com a proposta, o convite para que a Assembleia Municipal apresentasse proposta alternativa.
Ora, o que se passou ontem foi que a Assembleia Municipal não apresentou qualquer alternativa à proposta da Unidade Técnica. Em vez disso, aprovou uma recomendação a enviar à Assembleia da República, dando conta da vontade expressa das populações de Alpedriz e Montes que dizem que, uma vez que têm de se agregar a uma terceira freguesia, desejam que seja Pataias e não Cós. E explicam: pela proximidade geográfica e pelas boas relações entre as populações, mas também, e mais importante, porque os serviços de apoio a estas freguesias estão todos sediados em Pataias: centro de saúde, bombeiros, escolas de 2º e 3º ciclo, GNR. A sua dependência de Pataias é quase total.
E assim, a Assembleia Municipal não só não apresentou uma proposta alternativa (ou seja, tacitamente aceitou a proposta da Comissão Técnica) como recomendou que Alpedriz e Montes fossem agregadas a Pataias, pois é esse o interesse das populações locais.
Por outras palavras, lá para finais de Dezembro, como prenda de Natal, teremos 3 novas freguesias: a junção das Aljubarrotas; Alcobaça-Vestiaria e a mega freguesia de Pataias-Alpedriz-Montes e Martingança.

4 comentários:

  1. Meus Caros,
    A conclusão que eu tiro de toda esta discussão é que a Martingança dá inveja a muita gente!

    Será porque tem infra-estruturas de referência? será porque tem o maior crescimento demográfico do Concelho desde que se tornou Freguesia?

    Não vejo ninguêm que aqui comenta ajudar a construir ou preservar!

    Vejo por aí médicas incompetentes que encerram serviços de saude com arrogância, vejo presidentes de junta vira-casacas que não se importam de ir ao fundo desde que outros também vão!

    Pataias tem tido a inteligencia e bom-senso de permanecer neutra na avaliação de tudo isto e penso que não tem interesse em ter uma mega-freguesia, até porque só lhe iria acrescentar mais problemas e maior dificuldade de gestão.

    Já agora, aos comentadores desinformados: se Martingança vier a passar para o Concelho da Marinha Grande este ultimo fica com 4 freguesias e ainda assim não tem que agregar nenhuma. Leiam a lei antes de escreverem asneiras!

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Caro Anónimo,

    em primeiro lugar, se há terra que não tenho inveja é da Martingança, para mim é uma localidade totalmente neutra, não gosto nem desgosto.

    Infra-estruturas de referência? Pode referir quais?

    É um facto que tem o maior crescimento demográfico, mas com a actual taxa de natalidade, acha que nos próximos Censos a tendência será para manter esse crescimento crescimento? esquece-se que 2012 está a ser o ano em que nascem menos crianças desde que há registos!!

    Quanto aos serviços de saúde não me pronuncio, porque não tenho uma opinião definitiva.

    Mesmo que a Martingança queira passar para a Marinha, será que está está disposta a tal? A ver vamos meu caro.

    E para terminar um comentário à seguinte frase:
    "Não vejo ninguêm que aqui comenta ajudar a construir ou preservar!" - Construir e preservar?? O que é preciso é construir e preservar uma sociedade digna, deixando de lado estes entraves à "evolução" e organização territorial do país.

    Meus senhores, os tempos são outros!!

    Já agora, não sou Pataiense (para grande pena minha), embora resida numa das localidades da sua freguesia!
    E Parabéns Paulo pelos excelentes textos de opinião que tens colocado, nada melhor que tu para nos elucidares sobre estes assuntos!...

    D.I.F.T

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. a solução está na natural ASSOCIAÇÃO DE FREGUESIAS e não nesta lei sem critérios e geradora de guerras...A luta é o caminho...Foi o que fizeram 2/3 dos concelhos...Alcobaça preferiu andar na guerra entre as 4 ou as 5 freguesias a extinguir!
    Esta lei só tem um caminho acabar com ela!
    http://www.uniralcobaca.blogspot.pt/2012/11/61081212-coerencia-da-cdu-e-trapalhada.html

    ResponderEliminar