Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Litoral de Pataias - Dissertação de Mestrado



Dissertação de mestrado em Gestão do Território, área de especialização Planeamento e Ordenamento do Território.

50 anos de ocupação do Litoral Oeste. O caso da freguesia de Pataias, Alcobaça.


Resumo

Palavras-Chave: Zona Costeira, Ocupação Urbana, Ordenamento do Território, Instrumentos de Gestão do Território.

A ocupação urbana do litoral é um fenómeno com especial expressão na segunda metade do século XX. No caso português foi feita quase sempre através da transformação e densificação de núcleos piscatórios em comunidades essencialmente turísticas, associadas a uma descaraterização urbanística dos lugares e à ocupação da orla costeira de forma desordenada.
Apesar dos inúmeros documentos legislativos produzidos nas últimas décadas, a rápida ocupação da orla costeira acabou por levar a uma gestão mais reativa que pró-ativa, evidenciando-se ainda a falta de articulação entre os planos e a consequente ausência de estratégia para uma gestão integrada das zonas costeiras.
O presente trabalho pretende fazer a análise desta ocupação da orla costeira, utilizando o litoral da freguesia de Pataias no concelho de Alcobaça como exemplo, tentando entender como se processou a sua ocupação, e a aplicação dos instrumentos de gestão do território existentes.
Através da confrontação das várias propostas, planos e várias fontes de informação, foi possível perceber que muitas das vezes as dificuldades de aplicação dos referidos instrumentos resultam de realidades locais, complexas, ou ainda a falta de capacidade técnica e política dos responsáveis locais, resultando em ocupações desordenadas com impactos bastante negativos no ordenamento e gestão deste território, comprometendo, muitas vezes de forma quase irreversível, o seu futuro.

7 comentários:

  1. Parabéns Paulo :)

    Tiago Inácio

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Obrigado José. Não haverá por aí também material mais que suficiente para escrever/ publicar algo sobre as Ataíjas?

      Eliminar
  3. Parabéns Paulo. Teses e Dissertações, são sinónimo de saber, de querer, de aprendizagem e de partilha, são sempre de louvar. Aqui e ali, surgem a cada dia novos Mestres, mas este teu trabalho terá, penso que como para ti, também para nós, um gostinho especial por ser um estudo sobre a nossa terra. parabéns.
    Agnelo
    (já agora, posso relatar no viladepataias.webnode.pt ?) dás-me permissão ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Agnelo.
      Está à vontade para relatar no excelente viladepataias.webnode.pt. Mas o que aqui verdadeiramente interessa é que há mais um trabalho sobre Pataias.

      Eliminar
  4. Parabéns!
    Com toda a certeza que Pataias vai ficar a saber com «factos» um pouco mais da sua história e de como ela foi traçada/decidida.
    Com mais certeza ainda este Mestrado nada tem a haver com o que se passou com as licenciaturas do Sócrates e do Relvas.
    Paulo Aquele Abraço


    Àrrã da Lagoa

    ResponderEliminar